plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ASSUSTADOR

Vídeo mostra como coronavírus se espalha mesmo de máscara

Uma simulação realizada por pesquisadores da Universidade de Nicósia, no Chipre, revela que, o uso de máscaras de proteção reduzem as chances de transmissão no novo coronavírus, mas a proteção não impede que gotículas produzidas ao tossir, espirrar, falar

Imagem ilustrativa da notícia Vídeo mostra como coronavírus se espalha mesmo de máscara camera Estudo alerta para a possibilidade de transmissão do vírus quando as pessoas não respeitam distanciamento. | Reprodução

Uma simulação realizada por pesquisadores da Universidade de Nicósia, no Chipre, revela que, o uso de máscaras de proteção reduzem as chances de transmissão no novo coronavírus, mas a proteção não impede que gotículas produzidas ao tossir, espirrar, falar e, até mesmo, respirar se espalhem pelo ambiente. As informações são do portal Metrópoles.

O objetivo do estudo é alertar para a possibilidade de transmissão do vírus quando as pessoas não respeitam distanciamento.

Justiça nega liminar para suspensão de atividades não essenciais no Pará

Os autores do modelo levaram em consideração as condições climáticas, turbulência do ar e temperatura da pele e da boca de uma pessoa doente, para montar simulações computacionais. Os resultados foram divulgados na revista científica Physics of Fluids.

De acordo com os testes, baseados em uma máscara cirúrgica padrão, mostram que, o uso dela bloqueia o jato de gotículas contaminadas para a frente, mas permite vazamentos ao redor da parte superior, inferior e lateral.

Ainda de acordo com o estudo, algumas partículas podem alcançar mais de 1,2 metro antes de caírem em uma superfície.

Policlínica Itinerante supera os 30 mil atendimentos pelo interior do Pará

A proteção com o uso da máscara se torna menos eficiente, se a pessoa tossir repetidas vezes, pois a pressão aumenta e o jato de ar com as gotículas acaba sendo direcionado para frente. Segundo o estudo, "após 10 ciclos de tosse, a eficiência pode cair em até 8%".

Os autores do estudo, Talib Dbouk e Dimitris Drikakiss, concluíram que, sem usar máscara, as gotas viajam, em média, por cerca de 70 cm. Com a proteção, essa distância é reduzida pela metade. No entanto, em ambos os casos, ainda existem gotículas isoladas transmitidas além de 70 cm.

Por isso, mesmo com a máscara, o estudo ressalta a importância de respeitar o distanciamento social de, pelo menos, 2 metros.

Veja a simulação:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Viral

Leia mais notícias de Viral. Clique aqui!

Últimas Notícias