plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CURIOSIDADES

Alimentos que ajudam a aliviar a ressaca

Mais um primeiro dia de ano, e ainda por cima sendo em plena segunda, pode ser sinônimo de ressaca pra muita gente. A empolgação com o 'réveillon' e o clima descontraído devem permanecer mesmo depois da festa e para tentar pelo menos amenizar os efeitos d

Mais um primeiro dia de ano, e ainda por cima sendo em plena segunda, pode ser sinônimo de ressaca pra muita gente. A empolgação com o 'réveillon' e o clima descontraído devem permanecer mesmo depois da festa e para tentar pelo menos amenizar os efeitos da ressaca, confira algumas dicas.

Comer ovos, brócolis, pimenta, cebolas e gérmen de trigo faz muito bem já que a cisteína encontrada nesses alimentos é responsável pela eliminação de boa parte do acetaldeído, sendo responsável pela aceleração no processo da cura da ressaca.

As bananas e alimentos ricos em potássio também ajudam, pois como as bebidas alcoólicas são diuréticas (não pense que é a toa que você faz xixi de 5 em 5 minutos) , é comum que os nutrientes do corpo sejam eliminados junto com a urina. O potássio é um dos que mais são eliminados no processo, por isso é de suma importância que as pessoas com ressaca se alimentem bem.

Uma frutinha cai bem para a manhã pós-bebedeira, porque com a frutose recuperamos de maneira rápida e simples as reservas de energias.

Uma outra dica boa é recuperar o sódio e se hidratar com uma água de coco ou mesmo um isotônico geladinho e claro, o mais importante é beber água já que a desidratação está diretamente ligada à dores de cabeça na ressaca.

Outros alimentos:

Pão: não beba de estômago vazio. Pães e massas são ótimos para forrar o estômago e regular a glicose.

Azeite de oliva: uma colher antes de começar a beber evita a absorção do álcool no estômago.

Amêndoas: comer uma porção antes de beber ajuda a evitar a ressaca

Ovos: eles contém um aminoácido que ajuda a eliminar as toxinas do álcool

Pepino: comer fatias de pepino antes de dormir é bom porque contêm açúcar, além de vitaminas A e B, que repõe alguns nutrientes que foram embora com a bebida.

Carne: o álcool 'suga' as vitaminas do complexo B do organismo. A carne é um alimento rico nessas vitaminas

Leite: ele vai forrar o estômago, impedindo um pouco a absorção do álcool

Morango: estudos mostraram que o morango protege o estômago dos danos do álcool

ORGANISMO

Como o álcool faz com que as pessoas urinem mais do que o normal, existe uma grande perda de água e por isso, o corpo tenta se reidratar roubando água do cérebro, que acaba ficando um pouco menor do que o normal. Então, as membranas que ligam o cérebro ao crânio são esticadas e assim surge a dor.

Atente também para a qualidade e quantidade de bebidas que vai ingerir. Também procure não misturar destilados com cerveja, por exemplo, e comer é uma ótima pedida sempre, pois beber de estômago vazio é bola fora. Nunca, jamais, em nenhuma hipótese, beba de estômago vazio. O álcool age mais rápido quando não há nada forrando o estômago.

(DOL com informações da Revista Saúde)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias