Tuédoidé? / Curiosidades

ÓCIO CRIATIVO

Newton criou a Teoria da Gravidade durante quarentena da peste bubônica

sábado, 04/04/2020, 15:11 - Atualizado em 04/04/2020, 15:22 - Autor: Redação


O maior nome da física mundial pode ser uma inspiração para quem está em casa
O maior nome da física mundial pode ser uma inspiração para quem está em casa | Reprodução

Um dos mais importantes nomes da física, Isaac Newton também passou por um período de isolamento social por conta de uma epidemia. E, segundo conta a história, foi nessa época que ele desenvolveu os mais importantes estudos de sua carreira, que lhe asseguraria um lugar na história do mundo e da ciência.

Em junho de 1965, a Inglaterra foi assolada pela peste bubônica e várias cidades foram evacuadas. Estabelecimentos também foram fechados, entre eles, a Universidade de Cambridge, onde Newton, estudava, que dispensou seus alunos e os orientou a ficarem em isolamento social. Em agosto daquele ano, Newton volta para Woolsthorpe, indo morar na fazenda.

Isaac Newton é aprovado em Física na UFPA

Esse período, em que o físico, que tinha 23 anos, fica isolado, é conhecido como anni mirabiles, os anos das maravilhas. É quando ele produz manuscritos com descobertas fascinantes na matemática, óptica, mecânica e na teoria da gravitação. Foi nessa época que teria ocorrido a lenda da maçã, mas não se sabe se a história é um mito ou se de fato ocorreu.

As descobertas realizadas nesse tempo não foram produtos de inspiração súbita e miraculosa, mas as questões já estavam problematizadas. O período de isolamento deu a Newton a oportunidade de mergulhar mais profundamente no assunto.

Na matemática, ele desenvolveu o método das séries infinitas, o binômio "de Newton", como hoje é conhecido. Também produziu o método das fluxões, que se tornaria o atual cálculo diferencial e integral.

Na óptica, suas experiências com prisma o ajudaram a produzir a teoria das cores. Ele próprio desenvolveu o telescópio de reflexão, que eliminava o problema dos telescópios de refração, que apresentavam aberração cromática. Alguns autores consideram que a ideia não era nova, mas Newton foi o primeiro a construir um telescópio de reflexão, em 1669, e o primeiro a explicar a aberração cromática, quando os raios de luz de diferentes comprimentos de ondas são transmitidos em pontos focais diferentes.

Foi também nessa época que o físico fez as primeiras reflexões do que viria ser o princípio da inércia, como conhecemos, através de experimentos com movimentos circulares, com choques ou colisões. Essas descobertas o fizeram pensar no que mantém a lua em órbita. Após várias análises e usando a terceira Lei de Kepler, Newton constata que o "esforço que um planeta faz em sua órbita para se afastar do sol" é proporcional ao inverso do quadrado da distancia entre o planeta e o sol. Foi o que, futuramente, daria origem à Lei da Gravitação Universal, ou Teoria da Gravidade.

E você? O quê está fazendo nessa quarentena? Aproveita o momento para estudar um pouco!

Com informações de Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências

Conteúdo Relacionado


4 Comentário(s)

Exibir mais comentários

MAISACESSADAS