plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ÓCIO CRIATIVO

Newton criou a Teoria da Gravidade durante quarentena da peste bubônica

Um dos mais importantes nomes da física, Isaac Newton também passou por um período de isolamento social por conta de uma epidemia. E, segundo conta a história, foi nessa época que ele desenvolveu os mais importantes estudos de sua carreira, que lhe assegu

Imagem ilustrativa da notícia Newton criou a Teoria da Gravidade durante quarentena da peste bubônica camera O maior nome da física mundial pode ser uma inspiração para quem está em casa | Reprodução

Um dos mais importantes nomes da física, Isaac Newton também passou por um período de isolamento social por conta de uma epidemia. E, segundo conta a história, foi nessa época que ele desenvolveu os mais importantes estudos de sua carreira, que lhe asseguraria um lugar na história do mundo e da ciência.

Em junho de 1965, a Inglaterra foi assolada pela peste bubônica e várias cidades foram evacuadas. Estabelecimentos também foram fechados, entre eles, a Universidade de Cambridge, onde Newton, estudava, que dispensou seus alunos e os orientou a ficarem em isolamento social. Em agosto daquele ano, Newton volta para Woolsthorpe, indo morar na fazenda.

Isaac Newton é aprovado em Física na UFPA

Esse período, em que o físico, que tinha 23 anos, fica isolado, é conhecido como anni mirabiles, os anos das maravilhas. É quando ele produz manuscritos com descobertas fascinantes na matemática, óptica, mecânica e na teoria da gravitação. Foi nessa época que teria ocorrido a lenda da maçã, mas não se sabe se a história é um mito ou se de fato ocorreu.

As descobertas realizadas nesse tempo não foram produtos de inspiração súbita e miraculosa, mas as questões já estavam problematizadas. O período de isolamento deu a Newton a oportunidade de mergulhar mais profundamente no assunto.

Na matemática, ele desenvolveu o método das séries infinitas, o binômio "de Newton", como hoje é conhecido. Também produziu o método das fluxões, que se tornaria o atual cálculo diferencial e integral.

Na óptica, suas experiências com prisma o ajudaram a produzir a teoria das cores. Ele próprio desenvolveu o telescópio de reflexão, que eliminava o problema dos telescópios de refração, que apresentavam aberração cromática. Alguns autores consideram que a ideia não era nova, mas Newton foi o primeiro a construir um telescópio de reflexão, em 1669, e o primeiro a explicar a aberração cromática, quando os raios de luz de diferentes comprimentos de ondas são transmitidos em pontos focais diferentes.

Foi também nessa época que o físico fez as primeiras reflexões do que viria ser o princípio da inércia, como conhecemos, através de experimentos com movimentos circulares, com choques ou colisões. Essas descobertas o fizeram pensar no que mantém a lua em órbita. Após várias análises e usando a terceira Lei de Kepler, Newton constata que o "esforço que um planeta faz em sua órbita para se afastar do sol" é proporcional ao inverso do quadrado da distancia entre o planeta e o sol. Foi o que, futuramente, daria origem à Lei da Gravitação Universal, ou Teoria da Gravidade.

E você? O quê está fazendo nessa quarentena? Aproveita o momento para estudar um pouco!

Com informações de Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias