plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ADEUS, INSETOS

Veja como acabar com as baratas para sempre

Grande perturbadora de lares, as baratas causam aversão em muita gente e podem representar um problema sério quando se tornam uma infestação em casa . Apesar da imagem negativa no senso-comum, porém, pouco se fala sobre as doenças reais que esse inseto tr

Imagem ilustrativa da notícia Veja como acabar com as baratas para sempre

Grande perturbadora de lares, as baratas causam aversão em muita gente e podem representar um problema sério quando se tornam uma infestação em casa . Apesar da imagem negativa no senso-comum, porém, pouco se fala sobre as doenças reais que esse inseto transmite - e que vão muito além do nojo.

Além das doenças, baratas podem agravar alergias e problemas crônicos

Com hábitos noturnos, as baratas costumam escolher locais escuros e úmidos para passar o dia, como por exemlpo, bueiros, lixeiras, entulhos e locais com pouco movimento e limpeza. O perigo da transmissão de doenças, então, está nesse movimento do inseto, que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é um agente transmissor de doenças causadas por bactérias, como a furunculose, lepra, tuberculose, poliomielite e diarreia.

Um outro problema - que não está associado ao transporte de impurezas por parte do animal - é a asma. Pouco associado às baratas, o problema respiratório crônico encontra, nesses insetos, um alérgeno e agravante.

Em 2009, um estudo divulgado pela Escola de Medicina da Universidade de Boston relacionou a “ asma de barata ” ao aumento da doença entre crianças de baixa renda em zonas urbanas, tornando a asma um problema muito comum em orfanatos, por exemplo.

De acordo com o Prof. Dr. Francisco G. M. da R. Carvalho Neto, coordenador do curso de Ciências Biológicas da Universidade Anhembi Morumbi - em entrevista prévia ao iG saúde - também há relatos de que, enquanto dormimos, as baratas podem percorrer regiões do nosso corpo atraídas pelos fluidos nasais e orais. Isso pode levar a edemas oculares e dermatites atópicas.

Como espantar de vez as baratas

Para evitar baratas , é importante saber que limpeza e organização devem ser constantes, uma vez que esses insetos não se reproduzem em locais limpos. Com isso, algumas dicas devem ser seguidas:

Manter a casa sempre limpa;

Alimentos devem ser sempre bem armazenados;

Nunca deixar o cesto de lixo cheio; esvaziar e higienizar com frequência, além de limpar o ambiente no qual o cesto de lixo encontra-se;

Não deixar louça suja com resto de comida na pia por muito tempo. Caso não consiga lavá-la imediatamente, encha-a com água.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias