plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CURIOSIDADES

Você sabe como é escolhido o nome de um furacão?

Você sabe como é escolhido o nome de um furacão? Não é nada por acaso. Existe uma lista para nomear ciclones tropicais. As informações são do portal Mega Curioso. Essa lista foi criada na década de 50 pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, q

Imagem ilustrativa da notícia Você sabe como é escolhido o nome de um furacão? camera Dorian se tornou um furacões mais devastadores da história do país. | NOAA/Reprodução

Você sabe como é escolhido o nome de um furacão? Não é nada por acaso. Existe uma lista para nomear ciclones tropicais. As informações são do portal Mega Curioso.

Essa lista foi criada na década de 50 pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, quando um padrão de nomes foi desenvolvido em ordem alfabética, sendo sempre um nome feminino, seguido por um masculino.

Hoje, a lista de nomes é gerida e atualizada por uma agência de meteorologia da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, na Suíça.

E aí, como evitar que o mesmo nome seja utilizado no mesmo ano? Além da ordem de nome de mulher, nome de homem, existe um padrão de nomenclatura para diversas regiões do mundo.

Isso explica Andres, Blanca, Carlos, Dolores, Enrique, Felicia, Guillermo, Hilda, Ignacio, Jimena, Kevin, Linda, Marty, Nora e Olaf, furacões que atingiram o Pacífico nesta última temporada.

Atualização

A lista é atualizada a cada seis anos. Dessa maneira, o furacão Patrícia, o mais intenso furacão registrado e que atingiu o México em 2015, pode voltar em 2021, novamente como “Pati”.

Paraense na Flórida fala como vai enfrentar o segundo furacão de sua vida: o Dorian

O Katrina, por exemplo, que devastou Nova Orleans, nos Estados Unidos em 2005, ocasionando mais duas mil mortes, a agência da ONU achou por bem “aposentar” o nome.

Furacões “mulheres” matam mais

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Illinois, em 2014, identificou que nomes masculinos para furacões matam menos pessoas do que os ciclones que recebem nomes femininos.

Segundo a pesquisa, isso acontece pois os nomes de mulheres são levados menos a sério e, por consequência, acabam tendo resultados mais desastrosos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias