plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
IMPRESSIONANTE

Meteoro cai no sul do Brasil e assusta moradores, veja o fenômeno!

Segundo especialista, o meteoro entrou na atmosfera a uma altitude de 80 km da superfície da Terra

Imagem ilustrativa da notícia Meteoro cai no sul do Brasil e assusta moradores, veja o fenômeno! camera Reprodução

Moradores da cidade de Taquara, no Rio Grande do Sul, levaram um susto essa semana ao avistarem um meteoro de grau de luminosidade. Além da cidade, que fica na região metropolitana de Porto Alegre, há relatos do fenômeno em Esteio, Parobé, Passo Fundo e em outros municípios gaúchos.

A ocorrência que aconteceu na noite da última sexta-feira (8/1) é classificada como “fireball”, ou bola de fogo. Segundo os astrônomos, esse nome é dado aos fenômenos muito brilhantes, cujo brilho é semelhante ao do planeta Vênus, quando observado no céu noturno.

VEJA O FENÔMENO!

Uma gravação foi feita por equipamentos do Observatório Espacial Heller & Jung e divulgada nas redes sociais pelo pesquisador responsável pela instituição, Carlos Fernando Jung. Segundo declaração dada por ele ao portal Zero Hora, o meteoro entrou na atmosfera a uma altitude de 80 km da superfície da Terra e se extinguiu a 42 km, antes de tocar o solo.

VEJA TAMBÉM!

“Esse tipo de queda é mais incomum. No ano de 2020, eu registrei mais de 21 mil meteoros, e apenas sete tinham essa magnitude ou mais”, explicou o professor que também é diretor científico da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Bizarro

Leia mais notícias de Bizarro. Clique aqui!

Últimas Notícias