plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
FENÔMENO

Meteorito bate na atmosfera terrestre e gera efeito incrível. Veja o vídeo

O evento surpreendeu as redes socais essa semana

Imagem ilustrativa da notícia Meteorito bate na atmosfera terrestre e gera efeito incrível. Veja o vídeo camera Reprodução

Na última semana, um pequeno meteorito chamado Earthgrazer (Arranha-Terra, em tradução livre) atingiu a atmosfera terrestre. O evento foi gravado em vídeo é a sua distinta característica surpreendeu as redes sociais: a rocha espacial foi enviada de volta para o Espaço em efeito similar ao de pedras que rebatem em lagos.

Os meteoritos Arranha-Terra têm esse nome devido ao conjunto de fatores que permeiam sua chegada na atmosfera, como seu raso ângulo de entrada e a velocidade alta, superior à velocidade de escape do planeta. Essas características produzem o raro efeito de ricochete observado no vídeo.

ASSISTA O VÍDEO!

O recente registro foi feito pelas câmeras da Global Meteor Network, uma iniciativa que busca avistar e estudar a aproximação das rochas espaciais ao redor do mundo.

Gráfico mostra a entrada dos Earthgrazers nas camadas superiores da atmosfera.
📷 Gráfico mostra a entrada dos Earthgrazers nas camadas superiores da atmosfera. |(Fonte: Bramon Meteor/Reprodução)

No Brasil, a organização Bramon conseguiu gravar um Earthgrazer no interior de São Paulo em 2015. Esse foi não apenas o primeiro registro de um meteorito desse tipo no país, mas em todo o hemisfério sul. O avistamento permitiu um estudo aprofundado das características da rocha espacial e da sua possibilidade de retorno a Terra.

Earthgrazer no interior de São Paulo.
📷 Earthgrazer no interior de São Paulo. |(Fonte: Bramon Meteor/Reprodução)
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Bizarro

Leia mais notícias de Bizarro. Clique aqui!

Últimas Notícias