plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
HISTÓRIA

Conheça as raras múmias de "pets" do egito antigo

Pela primeira vez, o Egito exibe uma grande coleção de animais mumificados que foram encontrados em uma necrópole perto do Cairo.Os arqueólogos descobriram a relíquia no ano passado, perto da pirâmide de degraus do faraó Djoser, em Saqqara, ao sul da capi

Pela primeira vez, o Egito exibe uma grande coleção de animais mumificados que foram encontrados em uma necrópole perto do Cairo.

Os arqueólogos descobriram a relíquia no ano passado, perto da pirâmide de degraus do faraó Djoser, em Saqqara, ao sul da capital.

Eles acharam centenas de artefatos, incluindo máscaras e estátuas, além de gatos, crocodilos, cobras e pássaros mumificados.

A múmia de um animal exposta em Saqqara, ao sul do Cairo

As autoridades egípcias apresentaram as descobertas no último fim de semana durante uma exposição perto da necrópole de Saqqara.

Múmias de animais em exposição no Egito

Descoberta rara

O Ministério de Antiguidades informou que está analisando duas múmias para verificar se podem ser de filhotes de leão.

Diferentemente dos gatos mumificados, que os arqueólogos costumam encontrar com frequência, a descoberta de leões intactos é considerada rara.

Em entrevista coletiva, uma das autoridades indicou que a estátua de um escaravelho era uma das descobertas mais importantes.

"Este escaravelho é a descoberta mais encantadora entre centenas de outras", disse Mostafa Waziri, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito.

Estátua de escaravelho

"É o maior escaravelho do mundo", acrescentou.

Saqqara é um antigo cemitério que serviu como necrópole de Memphis, capital do Egito antigo por mais de 2 mil anos.

Localizado a cerca de 30 quilômetros ao sul do Cairo, o cemitério de Saqqara ficou ativo por mais de 3 mil anos — e foi designado Patrimônio Mundial pela Unesco.

Nos últimos anos, o Egito vem promovendo com mais intensidade suas descobertas arqueológicas na tentativa de reaquecer a indústria do turismo, que está em crise desde a Primavera Árabe, devido à instabilidade política e a uma série de ataques terroristas.

Estátuas de gatos encontradas no cemitério de Saqqara

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Bizarro

Leia mais notícias de Bizarro. Clique aqui!

Últimas Notícias