plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SAÚDE

Sespa registra queda do número de óbitos em domicílio por suspeita de Covid-19

O Serviço de Verificação de Óbito (SVO) da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) registrou queda nas solicitações de remoção de corpos em residências de casos suspeitos de Covid-19, na Região Metropolitana de Belém."Temos observado uma redução con

Imagem ilustrativa da notícia Sespa registra queda do número de óbitos em domicílio por suspeita de Covid-19 camera Bruno Cecim/Ag. Pará

O Serviço de Verificação de Óbito (SVO) da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) registrou queda nas solicitações de remoção de corpos em residências de casos suspeitos de Covid-19, na Região Metropolitana de Belém.

"Temos observado uma redução considerável, mês a mês. Em maio, foram 69 casos e em agosto apenas duas remoções foram solicitadas pelo SVO. A queda se deu, principalmente, por conta das ações eficazes no combate à Covid 19", afirma Denilson Feitosa, diretor de vigilância em saúde da Sespa.

O mês de abril registrou pico de ocorrência de óbitos em domicílios, com média de 24 remoções por dia. Principalmente na segunda quinzena, quando houve registro de até 66 ocorrências em um único dia.

Em maio, foram 69 casos suspeitos entre os 284 atendimentos, uma média de nove casos/dia. Em junho, foram 11 casos atendidos pelo SVO com suspeita de Covid-19. Já em julho, a média foi de cinco óbitos/dia. E em agosto, até o dia 02, apenas dois óbitos foram registrados.

Com a pandemia, o Ministério da Saúde orientou a chama autópsia verbal onde a declaração de óbito passou a ser emitida pelo médico no local da ocorrência, eliminando assim a necessidade de enviar o corpo ao SVO. Com a mudança, o número de veículos começou a reduzir, permitindo também o fluxo de outras demandas de identificação e liberação.

"A parceria entre o IML e o SVO é muito boa. O pico de mortes já passou e já devolvemos os dois conteineres que estavam sendo usados por conta da demanda, para o armazenamento dos corpos. No momento, o IML está com demanda zero dentro do SVO", ressaltou Celso Mascarenhas, diretor do Instituto Médico Legal no Pará.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias