plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
TE CUIDA!

O que é alopecia? Entenda as causas e conheça os cuidados

De acordo com especialistas, a alopecia está relacionada a fatores genéticos e emocionais

Imagem ilustrativa da notícia O que é alopecia? Entenda as causas e conheça os cuidados camera Reprodução

Você já ouviu falar em Alopecia?! Ela é uma condição em que ocorre uma repentina queda de cabelo no couro cabeludo ou em qualquer outra região do corpo. Esse problema provoca a perda de cabelo em grandes quantidades, resultando na visualização do couro cabeludo ou de outros locais que antes eram cobertos.

Clique aqui mais um episódio da coluna "Te Cuida!" em versão podcast

A alopecia se tornou pauta nos últimos dias, após o ex-participante do Big Brother Brasil, Lucas Penteado apresentar falhas no cabelo, o que chamou a atenção do público. Ele sofre de alopecia areata, que é causada por fatores autoimunes ou emocionais, caracterizada por intensa queda de cabelo em determinadas áreas, resultando no aparecimento de placas redondas na cabeça com ausência de pelo.

O que é alopecia? Entenda as causas e conheça os cuidados
📷 |

Outra celebridade que revelou sofrer com a perda de cabelo, foi a cantora Maraisa, que faz dupla com Maiara. Ela disse ter alopecia androgenética, uma espécie de queda dos fios que gera calvície, causada por fatores genéticos, associados à taxa de testosterona na corrente sanguínea.

O que é alopecia? Entenda as causas e conheça os cuidados
📷 |

Alzheimer precoce ou demência pré-senil: muito mais do que uma simples perda de memória

Você sabia que ingerir alimentos quentes demais pode causar problemas sérios à sua saúde? Entenda!

Quais as principais causas e como a alopecia é desenvolvida?

O que é alopecia? Entenda as causas e conheça os cuidados
📷 |

De acordo com o Médico Dermatologista da SBD e Professor da Universidade do Estado do Pará, Walter Refkalefsky Loureiro, existem três fatores. “As principais causas que a gente tem de alopecia são três: seriam as infecciosas, que aí podem ser por uma micose por exemplo, por uma colonização de uma bactéria no coro cabeludo. A gente tem as auto-imunes, que são aquelas onde o próprio organismo tá se agredindo que daí tem alopecia areata por exemplo, ou até mesmo alopecia fibrosante. E a gente tem também aquelas que são de origem genética hormonal, como a calvície que é a mais comum de todas’’.

O que é alopecia? Entenda as causas e conheça os cuidados
📷 |

Como diferenciar Alopecia da Calvície?

O dermatologista alerta que é preciso ficar atento aos sinais. “A calvície ela tem o sinal da rarefação de cabelo, mas ela não costuma dar sintoma. Agora existem alguns tipos de alopecia, que podem dar sintomas como coceira, ardência no couro cabeludo, então se a pessoa sente algo parecido com isso, já é um sinal de alerta para procurar um dermatologista para tentar em um diagnóstico correto, que as vezes precisa até mesmo de uma biópsia além de outros exames”, afirma.

O que é alopecia? Entenda as causas e conheça os cuidados
📷 |

Prevenção

O especialista indica que é importante procurar atendimento. “A melhor prevenção é informação e tratamento precoce. Então se você está em dúvida se o cabelo tá caindo muito, começou a achar que ele tá caindo mais do que o normal, procure um médico dermatologista para poder ser examinado (a) e tentar chegar em um diagnóstico do que está acontecendo e seguir as orientações", afirma.

O que é alopecia? Entenda as causas e conheça os cuidados
📷 |

Texto: Lana Oliveira

Edição: Gustavo Dutra

Arte: Thiago Sarame

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Te Cuida

Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

Últimas Notícias