plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
APOIO PSICOLÓGICO

Saúde mental é fundamental no tratamento contra o câncer. Saiba mais!

Especialista afirma que o acompanhamento psicológico pode ajudar a enfrentar os momentos desafiadores do tratamento; apoio mental é recomendado a familiares e amigos do paciente

Imagem ilustrativa da notícia Saúde mental é fundamental no tratamento contra o câncer. Saiba mais! camera Reprodução

O tratamento de uma doença grave, como o câncer, nunca deve ser só físico. Parte da luta pela cura está no apoio psicológico que pacientes e familiares precisam receber para lidar com os desafios do tratamento médico.

De acordo com a estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar cerca de 625 mil novos casos de câncer em 2021. Especialistas ressaltam a importância do atendimento psicológico nessa jornada.

“Sem saúde mental não pode haver saúde alguma. Há quem tenha uma estrutura mental forte, inabalável, mas há quem tenha uma estrutura mais fragilizada. Diante da notícia do diagnóstico da doença, ainda que não seja consigo, tem pessoas que ficam tão abaladas, que se abrem a quadros de doenças mentais”, ressalta a neuropsicóloga Leninha Espírito Santo Wagner.

Para a profissional da saúde mental, além do atendimento ao paciente, as pessoas que estão diretamente ligadas à situação também devem buscar ajuda.

“Todo o sistema familiar envolvido, bem como o comboio social mais próximo, se tornam a rede de apoio para o paciente no processo do diagnóstico, cirurgia, pós cirúrgico e tratamento. Não raro, a depender da idade, dos vínculos emocionais, do registro da subjetividade ou dos traços de personalidade, o pai, a mãe, o marido ou esposa, um dos filhos ou mesmo um amigo muito próximo, fica mais alterado e precisa de mais apoio que o próprio paciente”, salienta.

Leia mais:

Médica debocha em rede social após intubar dois pacientes: 'mais um eu peço música'

Eduardo Bolsonaro defende gasto de R$ 15 milhões com leite condensado; veja a lista de itens

A especialista também indica que o tratamento psicológico se inicie junto ao tratamento oncológico.

“Após o diagnóstico, vem o tratamento, a quimioterapia, radioterapia, exames auxiliares, acompanhamento com o cirurgião e o oncologista. Para todo esse enfrentamento, um profissional da saúde mental pode ser de grande valia. No sentido de acompanhar a demanda mental de cada paciente, trazer novas decisões, executar ações benéficas, retirar comportamentos deletérios, e muito mais”, finaliza.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Te Cuida

Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

Últimas Notícias