plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
SAÚDE

Mamografia dói? Veja alguns mitos e verdades sobre o exame

Descubra o que verdadeiro ou falso sobre o exame e o câncer de mama

Imagem ilustrativa da notícia Mamografia dói? Veja alguns mitos e verdades sobre o exame camera Divulgação

As taxas de mortalidade no Brasil, devido ao câncer de mama, ainda são elevadas. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para o ano de 2020 foram estimados mais de 65 mil novos casos, o que representa uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100.000 mulheres.

“O diagnóstico precoce do câncer, por meio da mamografia, que é um exame preventivo, é um importante passo para detecção precoce da doença, aumentando as chances de cura”, ressalta Ana Paula Aleixo, técnica em radiologia com ênfase em mamografia do Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB).

O HMIB, unidade do Governo do Pará e gerenciada pela Pró-Saúde, reuniu informações para esclarecer às mulheres sobre alguns mitos e verdades que ainda cercam o exame de mamografia e que servem, muitas vezes, como empecilhos para a realização do exame.

Mitos e verdades sobre a mamografia

O autoexame das mamas substitui a mamografia?

Mito. O autoexame da mama é apenas o primeiro passo para a mulher conhecer e encontrar possíveis alterações nas mamas. A mamografia é o melhor exame para o rastreamento de tumores e pequenos nódulos atuando no diagnóstico precoce e detecção do câncer de mama.

Mulheres com prótese de silicone não podem realizar a mamografia?

Outro mito. Mulheres com prótese podem e devem realizar a mamografia. Basta apenas que o profissional utilize métodos adequados, como a manobra de Eklund, para realizar o procedimento e para posicionar as mamas no aparelho. O exame também não rompe a prótese.

A mamografia pode provocar câncer na tireoide?

É fake news! A radiação emitida por meio do mamógrafo é muito baixa e não compromete a saúde da paciente. Dessa forma, não há obrigatoriedade do uso de protetor do pescoço, pois esse exame não prejudica a tireoide.

Além da mamografia, a mulher também pode ser submetida a ressonância magnética e ultrassonografia?

Verdade. São indicados para mulheres jovens ou com seios naturalmente mais densos. Esses preventivos também podem auxiliar, como uma segunda opção, para exames inconclusivos da mamografia, pois os dois são exames complementares.

Mulheres que estão amamentando podem fazer a mamografia?

Podem! Se houver a necessidade da mulher realizar a mamografia durante o aleitamento materno, não há restrições para a mãe e para a criança. Também não é preciso que a mãe deixe de amamentar o filho devido, pois não interfere na saúde de ambos.

É preciso fazer exame de mamografia mesmo se não encontrar nódulos e alterações na mama?

Com certeza. Nas mamografias é possível encontrar microcalcificações ou nódulos pequenos com menos de 1 milímetro até 3 anos antes de mulher poder senti-los. Os tumores em estágio inicial são tratáveis e o diagnóstico precoce tem chance de até 95% de cura.

O exame de mamografia dói?

Depende. A mamografia pode provocar dor que é tolerável ou desconforto em algumas mulheres, dependendo da sensibilidade individual. Porém, o exame é rápido, dura entre 15 a 30 minutos. O indicado é realizar o exame após a menstruação quando os mamas estão menos sensíveis.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Te Cuida

Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

Últimas Notícias