A Certidão de Antecedentes Criminais é um documento
essencial para qualquer cidadão interessado em participar de processos de
concursos públicos, programas de intercâmbio educacional e até em entrevistas
de emprego. A Polícia Civil do Pará disponibiliza o documento de forma gratuita
e online, por meio do site da instituição, com validade de 90 dias. A Polícia
Civil informa que para solicitar a Certidão, é preciso acessar o site da
instituição, (clique aqui), localizar a aba "Serviços". Em seguida,
deve-se clicar em "Certidão de Antecedentes Criminais", selecionar a
opção gerar novo documento, para a inserção dos dados pessoais como número do
RG, CPF, Data de nascimento, naturalidade e nome dos pais. Feito isso, é só
esperar a emissão do documento. O arquivo pode ser impresso ou salvo no
computador ou no aparelho celular, para eventuais necessidade de apresentação.
O documento, informa a PC, indica se existe ou não registros
criminais em nome de uma pessoa, nos sistemas policiais ou judiciais. Ele,
também, confere maior segurança tanto para empresas no processo de contratação
de funcionários, quanto para órgãos públicos na admissão de novos concursados,
bem como para embaixadas em caso de deslocamentos de brasileiros a outros
países.
"É nesta Certidão que se registra a situação da pessoa
diante do sistema da polícia no momento da pesquisa, por meio de uma resposta
positiva ou negativa quanto a possíveis pendências criminais atuais.
O documento pode ser emitido para situações como a de
vínculo empregatício, nomeação em concurso público, programas de intercâmbio,
entre outros'', informa a Polícia Civil.
Para o papiloscopista da Polícia Civil, Fernando Santa Rosa,
o documento dá uma garantia para as pessoas e evita fraudes em seu nome.
"É muito importante realizar a atualização do documento constantemente. A
emissão da certidão auxilia nisso, pois é uma garantia de que em seu nome não
há registro nos órgãos policiais e jurídicos".
Como obter a Certidão
de Antecedentes Criminais
O documento é obtido de forma online no site da Polícia
Civil, e em casos excepcionais, presencialmente, na Divisão de Identificação,
que funciona na Delegacia Geral de Polícia Civil, na avenida Governador
Magalhães Barata, nº 209, no bairro de Nazaré, em Belém.
A emissão do documento é gratuita e tem validade de 90 dias, após esse período, deve-se pedir uma nova via.
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