plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NO PARÁ

Redução no preço da gasolina não chegou aos postos

O anúncio da Petrobras da redução do preço da gasolina e do diesel em 3% nas refinarias não está alcançando o consumidor final. De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Estado do Pará (Sind

Imagem ilustrativa da notícia Redução no preço da gasolina não chegou aos postos camera Sindicato afirma que consumidores têm reclamado diretamente nos postos porque não sentiram a redução no preço da gasolina | Marcos Santos/Arquivo

O anúncio da Petrobras da redução do preço da gasolina e do diesel em 3% nas refinarias não está alcançando o consumidor final. De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Estado do Pará (Sindicombustiveis-PA) essa diminuição não está sendo praticada pelas distribuidoras aos postos, sendo que algumas teriam até elevado o valor do litro, em compensação à redução anterior.

Em nota emitida pelo sindicato, é admitido que diversos consumidores têm reclamado diretamente nos postos de venda de combustíveis, cobrando a redução anunciada. Esse movimento tem levado os representantes destas empresas a esclarecer diretamente no sindicato que as reduções, quando ocorrem, chegam a cerca de 0,7% no preço de gasolina e diesel.

De acordo com o Sindicombustíveis-PA, os postos não são obrigados a baixar os valores quando a redução se refere ao combustível puro na refinaria, mas “manifesta seu interesse em ver o preço do combustível mais baixo para o consumidor, porém esbarra na falta de repasse das reduções pelas distribuidoras”.

“É fundamental esclarecer, portanto, que os postos atuam no último elo da cadeia e estão sempre vinculados ao preço praticado pelas distribuidoras, que nem sempre repassam as variações de preços na refinaria divulgadas pela Petrobras. (...). O preço ao consumidor depende do preço cobrado pela distribuidora, as quais não repassaram a íntegra da redução aos postos. Portanto, se a empresa não receber redução, como tem ocorrido, o preço ao consumidor não pode sofrer a redução esperada”, detalha o texto divulgado.

CUSTO

No mesmo documento, o sindicato informa que o preço da refinaria não leva em consideração o custo da mistura do etanol anidro (adicionado em percentual de 27% na gasolina da refinaria) na gasolina, ou do biodiesel (adicionado no percentual de 11% a 15% no diesel da refinaria) no diesel. E ainda que entre outubro e abril de cada ano ocorre o período da entressafra da cana de açúcar e etanol, o que eleva o valor do etanol, combustível comercializado entre as usinas e distribuidoras.

NÚMEROS

3% - O anúncio da Petrobras foi de redução do preço da gasolina e do diesel em 3% nas refinarias.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Serviço

Leia mais notícias de Serviço. Clique aqui!

Últimas Notícias