plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
REABILITAÇÃO

Filhotes de peixes-bois são transferidos de Belém para Santarém

Três filhotes de peixes-bois que foram transferidos de Belém para Santarém, em operação que teve apoio do governo do Estado,  já se encontram em tanques do ZooUnama. Os animais estavam na base do Instituto Biologia e Conservação dos Mamíferos Aquáticos da

Imagem ilustrativa da notícia Filhotes de peixes-bois são transferidos de Belém para Santarém camera Os animais foram resgatados e encaminhados para um zoológico | Agência Pará

Três filhotes de peixes-bois que foram transferidos de Belém para Santarém, em operação que teve apoio do governo do Estado, já se encontram em tanques do ZooUnama. Os animais estavam na base do Instituto Biologia e Conservação dos Mamíferos Aquáticos da Amazônia (Bioma), da Universidade Rural da Amazônia (Ufra), localizado nas dependências do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Norte (Cepnor)/ Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Icmbio).


Foto: Instituto Bicho D'água

Em função de dificuldades financeiras, não era mais possível manter os animais no espaço. Foi necessário, então, transferi-los para a ZooUnama, em Santarém, onde há um centro de reabilitação e manutenção de animais resgatados. A transferência foi uma parceria do Bioma, da Ufra, Icmbio/ Cepnor e ZooUnama e Instituto Bicho D’água. As entidades entraram em contato com a Secretaria Regional de Governo do Oeste do Pará, que garantiu a logística para o transporte dos animais.


Foto: Instituto Bicho D'água


Foto: Agência Pará

O professor Frederico Monteiro, da Ufra, explica que são dois machos: Cametá, resgatado em dezembro de 2019, no município Cametá, nordeste do Pará, que atualmente pesa 20 quilos e mede 1,1 metro; e Arari, resgatado no fim de fevereiro deste ano, em Cachoeira do Arari, na Ilha de Marajó, pesando hoje 30 quilos e medindo 1,2 metro. A fêmea chama-se Neguinha. Ela foi encontrada em Limoeiro do Ajuru, nordeste paraense, em abril de 2018. Atualmente está com 60 quilos e 1,5 metro.

Suporte - "A partir do contato da instituição Bicho D'água, verificamos a possibilidade dessa transferência junto à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social. O secretário da Segup, Ualame Machado, prontamente destinou uma aeronave do Graesp (Grupamento Aéreo de Segurança Pública) para fazer o transporte dos animais até Santarém, para preservar-lhes a saúde e a vida", disse o o secretário Regional de Governo do Oeste, Henderson Pinto.

O traslado seguiu os protocolos desse tipo de operação. Os animais foram transportados em cima de colchonetes, cobertos com toalhas úmidas, com olhos protegidos com gazes e soro fisiológico, tendo o monitoramento da temperatura e visual durante todo o voo.

No Brasil, os sirênios - mamíferos marinhos herbívoros - são protegidos pela legislação da fauna silvestre. O peixe-boi está na lista de animais ameaçados de extinção no Brasil, conforme a Instrução Normativa nº 3/ 2003 e o Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, que classifica a espécie como “em perigo” (ICMBio 2018).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Santarém

Leia mais notícias de Santarém. Clique aqui!

Últimas Notícias