Notícias / Santarém

ARTIGO

Círio em tempo de pandemia: Segura na mão de Deus... e vai

sexta-feira, 24/07/2020, 15:02 - Atualizado em 24/07/2020, 15:18 - Autor: Jota Ninos/Portal OESTADONET


| Reprodução

Em tempos de negacionismo mundial da ciência, seguir uma religião pode ser a busca do apocalipse. E não o apocalipse de “revelação”, do termo grego, mas sua tradução mais próxima do caos que permeia séries científicas como Dark, na Netflix: o fim dos tempos!

Mas roteiros hollywoodianos não deveriam ser transpostos para a realidade por lideranças religiosas. As principais religiões do mundo baseadas no Cristianismo – daquele tal de Jesus Cristo que veio pregar a paz e a vida, e não arminha no dedo e dinheiro no bolso – cada vez mais se distanciam de sua filosofia máter em nome de objetivos, às vezes escusos.

Os cristãos mais conservadores, representados pelos evangélicos neopentecostais e pelos católicos da renovação carismática, são os que mais tem se distinguido nessa missão de “descristianizar’ a mensagem de seu líder maior. Em tempos de pandemia da Covid-19, esperava-se mais sensatez das igrejas cristãs, mas o que se viu foi líderes dogmáticos desses grupos se colocando contra o principal dogma do combate ao Novo Coronavírus: o distanciamento social.

Em Santarém, vimos pastores pressionando o prefeito para manter abertos os cultos de suas igrejas, logo no início da pandemia, no que foram prontamente atendidos. E só não concretizaram isso porque um decreto estadual impediu a loucura, por um tempo. A igreja Católica, tentando buscar provar mais sensatez, indicava que impediria isso em seus cultos, como o fez, com imagens bonitas de padres rezando para bancos vazios com fotos dos fiéis e missas transformadas em “lives de fé”.

Tudo ia bem pros católicos, mas agora somos uma Arquidiocese e não podemos iniciar um arcebispado sem uma grande festa! Muitos católicos esperavam uma decisão mais sensata diante do atual quadro, em relação a sua maior procissão.

 

Mas eis que foi anunciada, hoje, a decisão: VAI TER CÍRIO DA CONCEIÇÃO, SE POSSÍVEL! Mas os líderes religiosos nos confortam: “será obrigatório o uso de máscaras de proteção para que não haja disseminação do novo coronavírus”...

E olha só: “Não haverá corda para evitar aglomerações!!!”, dizem os religiosos!  Agora, sim! Os católicos podem se sentir protegidos! “Será o melhor Círio de todos os tempos”, diz o arcebispo. E o arraial vai ter, gente! Vamos lá deixar os trocadinhos! 

Minha sugestão para o trajeto do Círio: podia terminar na frente do HRBA, ou do cemitério, para poupar os fiéis infectados e seus parentes de uma outra caminhada no dia seguinte! 

Segura na mão de Deus, e vai!!!!

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS