plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOVOS PROFISSIONAIS

Uepa em Santarém antecipa outorga do curso de Enfermagem

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) expandiu para os alunos de Enfermagem do município de Santarém a antecipação da entrega de diplomas aos concluintes de cursos da área da saúde. Após integralizarem o currículo, eles receberam o diploma de conclu

Imagem ilustrativa da notícia Uepa
em Santarém antecipa outorga do curso de Enfermagem camera Divulgação

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) expandiu para os alunos de Enfermagem do município de Santarém a antecipação da entrega de diplomas aos concluintes de cursos da área da saúde. Após integralizarem o currículo, eles receberam o diploma de conclusão nesta quarta-feira (17) e na última segunda (15), no auditório do Campus XII. A antecipação cumpre a Medida Provisória nº 934, do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC).

"Atendendo à Medida Provisória referente à formação antecipada de alunos da Enfermagem, a Uepa cumpre sua responsabilidade social para o desenvolvimento sustentável da Amazônia e a formação antecipada está comprometida com a humanização do atendimento ao ser humano e sociedade no contexto da pandemia", afirmou a coordenadora do Campus XII da Uepa, em Santarém, Sheyla de Oliveira.

A outorga de grau foi para 11 discentes, que cumpriram todas as normas sanitárias de biossegurança determinadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O objetivo foi entregar novos profissionais da área da saúde para o combate na linha de frente contra a expansão da Covid-19 nos municípios do interior do Estado.

"O cenário de pandemia vivenciado atualmente exigiu que algumas medidas pudessem ser realizadas e a antecipação oportuniza ainda mais profissionais da enfermagem para nossa região" - Franciane de Paula Fernandes, coordenadora adjunta do Curso de Enfermagem do Campus XII.

Para os alunos, a festa da formatura é poder vestir o jaleco e atuar no bem-estar da comunidade paraense. "A Uepa nos preparou durante quase cinco anos, com práticas pedagógicas ativas e voltadas para várias realidades, então antecipar a colação de grau também foi dar uma devolutiva à comunidade, de que 'sim' chegou o momento de desempenharmos, como enfermeiros, nossa função, na realidade em que estamos atualmente. Isso, não só aqui em Santarém, mas também em Altamira, Castanhal, Oriximiná e Monte Alegre, com o retorno dos colegas às suas cidades. Agora, somos 11 enfermeiros formados, necessários e em constante capacitação profissional, entregues ao estado do Pará", disse a recém-formada em Enfermagem, Marlyara Sampaio.

A acadêmica Nayanne Fernanda outorgou grau no último dia 10, na Escola da Enfermagem, por residir na área metropolitana de Belém. Ela acredita que, no cenário atual, toda ajuda é bem-vinda e a antecipação foi justamente para agregar novos profissionais para atuar na linha de frente contra a Covid-19.

"É uma questão complicada pois, como acadêmicos, tínhamos planos e etapas a serem cumpridas até chegar ao ponto de sermos inseridos no mercado de trabalho. Mas diante de uma pandemia, entendemos que a Universidade e os conselhos federais viram como melhor opção. Nós, acadêmicos, estamos muito felizes, apesar do pequeno susto, temos certeza que a Uepa forma ótimos profissionais e faremos jus a este título", ponderou a agora enfermeira, Nayanne da Silva.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Santarém

Leia mais notícias de Santarém. Clique aqui!

Últimas Notícias