plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
CORONAVÍRUS

Governo do Pará entrega Hospital de Campanha com 120 leitos em Santarém

O Governo do Pará entregou, nesta quarta-feira (22), em Santarém, oeste paraense, o terceiro Hospital de Campanha para o combate ao novo coronavírus. A estrutura fica no espaço Pérola do Tapajós, com 120 leitos, distribuídos em uma área de 3,6 mil metros

Imagem ilustrativa da notícia Governo do Pará entrega Hospital de Campanha com 120 leitos em Santarém camera O hospital de campanha fica no espaço Pérola do Tapajós. | Agência Pará

O Governo do Pará entregou, nesta quarta-feira (22), em Santarém, oeste paraense, o terceiro Hospital de Campanha para o combate ao novo coronavírus. A estrutura fica no espaço Pérola do Tapajós, com 120 leitos, distribuídos em uma área de 3,6 mil metros quadrados. O governador do Pará, Helder Barbalho participou da cerimônia por videoconferência.

O chefe do Executivo Estadual ressaltou que, com o intuito de minimizar o impacto da crise de saúde, ainda na primeira quinzena de março, há mais de 40 dias, o Estado iniciou o processo de isolamento e convencimento da população como estratégia de confinamento social, de redução nas atividades. Segundo ele, o objetivo era que as pessoas pudessem se atentar para uma nova rotina de vida.

"Isso foi fundamental para evitar o aumento do contágio. Mas a situação nos exige trabalhar muito e, nesse sentido, a parceria com a Prefeitura de Santarém será muito importante para evitar o agravamento do cenário. Lembrando que o Hospital de Campanha não é só para Santarém, é uma estratégia que atenderá diversas regiões” - governador Helder Barbalho.

Governo do Pará entrega Hospital de Campanha com 120 leitos em Santarém
📷 |

O governador Helder Barbalho participou da inauguração através de videoconferência. (Foto: Agência Pará)

O secretário Regional de Governo do Oeste, Henderson Pinto, destacou que o Hospital de Campanha é uma unidade de retaguarda para a população. Para ele, em uma decisão muito acertada com a Sespa, o governador construiu o Hospital de Campanha em Santarém, que servirá para as regiões do Oeste do Pará, Baixo Amazonas, Xingu e Tapajós.

"É importante dizer que será regulado pelo sistema de saúde do Estado, portanto, não é um hospital portas abertas, assim como os demais Hospitais de Campanha. A proposta é desafogar o fluxo de pacientes em hospitais de referência, que ficam com os casos mais graves” - Henderson Pinto, secretário Regional de Governo do Oeste.

O hospital contará ainda com o transporte aeromédico, com uma equipe composta por um comandante, uma enfermeira e um médico, que vão dar apoio para os pacientes que precisem se deslocar para os hospitais de referência, como o Regional do Baixo Amazonas. O protocolo de atendimento está sendo montado e, assim que concluído, os municípios serão informados.

Governo do Pará entrega Hospital de Campanha com 120 leitos em Santarém
📷 |

O local conta com 120 leitos. (Foto: Agência Pará)

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, afirmou que o Hospital de Campanha veio no momento certo, já que os casos estão crescendo no município. “Os números de casos positivos continuam crescendo e também estão surgindo em outras cidades da região. Então, foi uma decisão muito acertada do governador, porque ele se antecipou a esse problema, tomou uma decisão lá atrás e hoje o Hospital de Campanha é uma realidade. Lembrando de que é sempre importante a gente continuar sendo muito rígido na prevenção, que a população possa cumprir as medidas e que cada município também possa fazer a sua parte”, destacou Nélio.

O Hospital de Campanha em Santarém está sendo gerido pela Organização Social Pan-Americana. Segundo o diretor geral da unidade de saúde, Silvério Cardoso, o Hospital de Campanha está apto para receber pacientes, com estrutura pronta, profissionais treinados e todos os serviços e apoio prontos para a população. "A gente está dispondo desses leitos no sistema de regulação, vai avaliar os perfis de pacientes para virem pra cá, já operacionalizar o hospital e garantir o desafogamento da rede, cada um atuando em seu nível de complexidade”, afirmou.

Além do Hospital de Campanha em Santarém, o Governo já entregou um Hospital de Campanha em Marabá, com 120 leitos, em Belém, com 420 leitos e irá entregar o de Breves, com outros 60 leitos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Santarém

Leia mais notícias de Santarém. Clique aqui!

Últimas Notícias