plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
VIRADA?

Trump lidera pesquisa para presidente dos EUA

EUA terá eleição presidencial e o ex-presidente Donald Trump está na frente na pesquisa de intenções de voto.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Trump lidera pesquisa para presidente dos EUA camera Donald Trump lidera corrida eleitoral para a Casa Branca | Divulgação

A corrida eleitoral rumo a Casa Branca promete uma disputa acirrada e com o ex-presidente Donald Trump largando na frente na preferência dos votos.

Uma nova pesquisa de opinião do New York Times com o Siena College feita no final de fevereiro e divulgada neste sábado (2), a oito meses das eleições presidenciais nos Estados Unidos, mostra mais uma vez Donald Trump à frente do presidente Joe Biden.

Os resultados mostram que 48% dos entrevistados afirmaram que votariam em Trump se o pleito para decidir o novo chefe da Casa Branca fosse realizado naquele momento. Outros 43% dizem que sua escolha seria o democrata Biden. Os 10% restantes estão indecisos.

CONTEÚDO RELACIONADO

Mais do que isso, a pesquisa revela que Biden atingiu o nível de desaprovação mais alto desde que assumiu a Presidência dos EUA. Questionados, 47% dos entrevistados afirmaram "desaprovar de forma veemente" a maneira como ele tem conduzido o cargo.

Isso também se refletiu quando a pergunta foi sobre o impacto que as políticas de Biden tiveram na vida dos cidadãos americanos. Para 43% dos respondentes, o governo do democrata foi prejudicial às suas vidas. Para outros 39%, não fez diferença alguma. Somente 18% dizem ter sido impactados positivamente nesta gestão.

Para a ampla parcela de 65%, os EUA estão na direção errada, enquanto para 24%, o país vai na direção certa.

A pesquisa buscou entender o que o eleitorado pensa sobre a escolha de Biden como candidato democrata à reeleição. E uma diferença quase imperceptível foi observada: para 46%, ele deveria de fato ser o candidato; para 45%, outra pessoa deveria estar no lugar.

Quer saber mais notícias? Acesse o canal do DOL no Whatsapp

O presidente tem sido alvo de muitas críticas e questionamentos, especialmente devido à sua idade avançada, 81 anos, e seu apoio a Israel na guerra que se desenrola em Gaza.

O cenário para Trump também mostra ampla rejeição, de todo modo. Dos participantes, 43% sinalizam que têm opinião muito desfavorável em relação ao ex-presidente, o favorito para representar o Partido Republicano na corrida presidencial deste ano. Apenas 22% afirmam ter uma visão muito favorável.

Para Joe Biden, a cifra desfavorável é semelhante: 42% afirmam ter uma opinião muito ruim sobre ele, enquanto apenas 14%, bem menos do que em relação a Trump, cultivam uma visão muito favorável.

Além das perguntas sobre os mais prováveis competidores pela Casa Branca, o levantamento quis saber a opinião dos eleitores sobre temas-chaves dessa corrida eleitoral, como a Guerra da Ucrânia, que completou dois anos, e a imigração pela fronteira com o México.

Para 59%, mais apoio econômico e militar deve ser fornecido pelos EUA a Kiev. E, para 50%, a busca por asilo nos EUA para os que entram pela fronteira sul do país deve ser dificultada.

Com Trump alvo de várias de ações civis e criminais, a pesquisa também perguntou aos entrevistados se eles achavam que o republicano tinha ou não cometido crimes federais graves. Para 53%, a resposta foi "sim". Para outros 36%, foi "não".

A pesquisa do New York Times com o Siena College foi feita com 980 eleitores registrados em todo o país, em inglês e em espanhol, em telefones celulares e fixos dos dias 25 a 28 de fevereiro passado.

Dos respondentes, 823 completaram todas as respostas, com uma pequena margem deixando de responder a alguns itens. A margem de erro geral da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. Entre os que responderam a todas as questões, a margem de erro é de 4 pontos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Política

    Leia mais notícias de Política. Clique aqui!

    Últimas Notícias