plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CERCO FECHADO

PGR denuncia 39 suspeitos de atos golpistas e vandalismo

Esta é a primeira denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra os envolvidos nos atos golpistas, que aconteceram em 8 de janeiro.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia PGR denuncia 39 suspeitos de atos golpistas e vandalismo camera As sedes dos Três Poderes foram destruídas em Brasília (DF) | Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou nesta segunda-feira (16) uma denúncia contra 39 pessoas envolvidas nos atos golpistas e de depredação no prédio do Senado Federal, que aconteceu no dia 8 de janeiro desse ano. Uma destruição que tomou conta também das sedes do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal.

- Vereadora quer David Mafra investigado por atos terroristas

O subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos afirma que os envolvidos "contribuindo uns com os outros para a obra criminosa coletiva comum, tentaram, com emprego de violência e grave ameaça, abolir o Estado democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais".

Acusações

A PGR enquadrou os golpistas nos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano e deterioração do patrimônio público tombado.

Embora o ministro Alexandre de Moraes tenha apontado a possibilidade de crime de terrorismo, a PGR não se valeu desse tipo penal para denunciar os envolvidos.

Em nota, a Procuradoria esclareceu que para esse crime seria necessário que os atos fossem praticados "por razões de xenofobia, discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia e religião". Segundo a PGR, até o momento não foi possível comprovar essa prática.

Esta é a primeira denúncia da PGR contra os envolvidos nos atos golpistas.

LEIA TAMBÉM:

- Empresários paraenses estão entre os presos em Brasília

- Especialistas analisam o que levou aos atos terroristas

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Política

    Leia mais notícias de Política. Clique aqui!

    Últimas Notícias