Notícias / Polícia

SEGURANÇA

'Operação K-9' reforça policiamento preventivo e repressivo no centro de Belém

terça-feira, 19/11/2019, 19:26 - Atualizado em 19/11/2019, 19:26 - Autor: Ag. Pará


| Divulgação/PM

A Polícia Militar lançou, na tarde de segunda-feira (18), a "Operação K-9", que será desenvolvida nos bairros centrais de Belém, no período de 18 a 30 de novembro. A ação visa promover policiamento preventivo e repressivo, com apoio de cães farejadores em áreas de grande fluxo de pessoas e veículos. 

A “Operação K-9” terá suporte operacional, com apoio da Companhia Independente de Policiamento Com Cães (CIPC) e do Comando de Policiamento Especializado (CPE), da PM. A operação envolverá um efetivo de quase 70 militares por dia, que estarão nas ruas do centro de Belém entre 17 e 23 h.

O chefe do Departamento-Geral de Operações (DGO) da PM, coronel Carlos Max Amaral Dantas, informou que a operação visa combater ações criminosas no centro da cidade durante o período de fim de ano. “Esta operação tem o objetivo de combater ações criminosas na área comercial de Belém. São crimes que, geralmente, têm um aumento devido à maior movimentação financeira que ocorre no período de fim de ano. Iniciamos as ações no centro comercial de Belém e esperamos poder expandi-las para outros municípios da Região Metropolitana”, disse o coronel.

Os bairros beneficiados pela “Operação K-9” são Nazaré e São Brás. Em parte dos pontos de atuação, o policiamento será realizado com o apoio de cães. Nos demais locais, o reforço na segurança será com policiais militares das unidades do Comando de Policiamento Especializado (CPE), que vão atuar em pontos fixos e estratégicos e nos grandes corredores de circulação de pessoas e veículos.

ESTRATÉGIA

O comandante-geral da Polícia Militar participou do lançamento da operação. “Esta é uma ação estratégica, que conta com a atuação de policiais da Companhia de Policiamento com Cães, cães policiais farejadores da unidade, Batalhão de Polícia de Eventos e Batalhão de Policiamento Rodoviário”, informou o coronel Dilson Júnior. 

Ele explicou ainda que a operação foi idealizada para garantir o reforço no policiamento na área central de Belém. “Estamos antecipando o enfrentamento às ações criminosas, como roubos e furtos, na área da capital que possui muitos estabelecimentos comerciais e agências bancárias, que recebem um fluxo expressivo de pessoas neste período de festas de fim de ano”, acrescentou o comandante-geral da Polícia Militar.

Conteúdo Relacionado


4 Comentário(s)

Exibir mais comentários

MAISACESSADAS