plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

'A ordem é matar para manter crimes ambientais em Barcarena?'

Artigo de Ismael Moraes – advogado socioambiental O capitão Gama da Polícia Militar de Barcarena foi acusado de ter invadido a casa da “dona Socorro do Burajuba”, presidente da Associação Cainquiama que reúne os moradores das várias localidades de Barcar

Artigo de Ismael Moraes – advogado socioambiental

O capitão Gama da Polícia Militar de Barcarena foi acusado de ter invadido a casa da “dona Socorro do Burajuba”, presidente da Associação Cainquiama que reúne os moradores das várias localidades de Barcarena. A entidade é autora da ação judicial na Justiça Federal contra a multinacional Norsk Hydro em razão da contaminação do solo e do subsolo que torna imprestável a água para consumo humano, causando canceres, diabetes, doenças de pele, desinterias.

Após dona Socorro registrar Boletim de Ocorrência na Corregedoria da PM em Belém (onde alega que foi enganada, pois omitiram o fato de que na ação foi roubado um livro de Ata contendo outras medidas a serem propostas contra a Norsk Hydro), o caso virou objeto de matéria no blog VER-O-FATO do jornalista Carlos Mendes.

Pois que na data de quarta-feira, anteontem, chegou-me um print, supostamente de uma foto de Facebook de uma pessoa identificada como “Shirley Rosa”, em uma comunidade de que participam também outra pessoa chamada “Yandalla Martins” e mais outras 75 pessoas. Nesse print, referida “Shirley Rosa” encaminha mensagem atribuída ao Tenente-Coronel Camarão, onde ele afirma que “gostaria que os integrantes do grupo difundissem a informação de que o Capitão Gama foi à casa da senhora Socorro do Burajuba cumprindo ordens minhas”.

Daí para diante, sem fazer referência a inquérito policial, processo criminal ou a alguma ordem judicial, conclui-se que, unilateralmente, o suposto autor da mensagem Tenente-Coronel Camarão absolveu um homicida e condenou duas outras pessoas, assim como deu “ordens” para invadir domicilio e prender uma terceira, o diretor da Cainquiama Bosco Martins Junior, a quem já denomina de bandido. Ou seja, as atitudes concretas do suposto autor das mensagens é o sonho de qualquer ditador.

Para completar, no dia de hoje, recebi uma outra mensagem de outra pessoa também de Barcarena em que foi disseminado via o aplicativo WhtasApp que a execução (morte) do líder popular Bosco Martins Junior está com preço oferecido na corporação da Polícia Militar local, sendo que, supostamente, haveria prêmios de centenas de milhares de reais para o comando.

Não irei transcrever aqui os nomes e os detalhes por não saber da origem da mensagem, mas se torna preocupante haver idoneidade na sua procedência quando o conjunto factual oferece verossimilhança: quando em uma mensagem de rede social um suposto comandante da PM assume que determinou a prática de ordens escancaradamente ilegais de invasão e prisão – pra quê, se a pessoa não poderia ficar detida ilegalmente? Seria para colocar o saco e levar para o matagal?

A questão é que reunirei hoje com os diretores da entidade para encaminhar pedido de prisão ao Procurador-Geral de Justiça, à Procuradoria Federal dos Direitos Humanos em Brasília, ao Ministro da Justiça, e, em meu nome, ao Presidente da OAB/PA assim como ao Conselho Federal da OAB, em razão de que o senhor Bosco Martins Junior e os demais membros da diretoria da Cainquiama reúnem-se e andam comigo, colocando-me, como advogado no exercício profissional, em risco de vida.
E o risco de ser morto pela pistolagem que contamina, como nunca, a Polícia Militar do Pará é altíssimo.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias