Sabe aquele tipo de lugar que nos encanta antes mesmo de colocarmos os pés em seu solo? Aruba é assim. Ainda no avião, dá para perceber a comoção dos demais passageiros, com seus sorrisos de fascínio, ao sobrevoar essa parte do Caribe, encravada pertinho da Venezuela e habitada por 110 mil felizardos. O pequeno espaço das janelinhas do avião não é suficiente para tanta curiosidade. O mar, com incontáveis tonalidades de azul e verde -todas magníficas -, é o melhor “welcome” que o visitante pode receber.

E não é de hoje que Aruba encanta os forasteiros. O lugar foi descoberto e ocupado em 1499, por exploradores espanhóis, e adquirida pelos Países Baixos, em 1636. A ilha separou-se das Antilhas Neerlandesas em 1º de Janeiro de 1986 e tornou-se uma dependência autônoma da Holanda. 

Aruba considera-se parte de uma monarquia constitucional, em que o monarca (o rei Guilherme Alexandre ) é representado na ilha por um governador. No entanto, Aruba tem um governo próprio, dirigido por um primeiro-ministro, com relações exteriores e defesa a cargo do governo central neerlandês.

FORÇA DO TURISMO

Para o turista, porém, o que realmente importa são as maravilhas desse pedaço de paraíso no meio do Mar do Caribe. Próxima da parte norte da América do Sul, Aruba é um lugar perfeito para qualquer tipo de viajante. Crianças, jovens, adultos e idosos adoram o destino. O mesmo acontece com solteiros, ávidos por paqueras e baladas, e casados apaixonados em lua-de-mel. E há programação para todos os gostos e tribos. Se você é do tipo que curte esportes radicais, tem mergulho, parasail, kitesurf. Para quem prefere a badalação, há os cassinos e as sempre agitadas casas noturnas. O fato é que todos amam Aruba. Para nós, brasileiros, há, ainda, uma vantagem: nascidos no Brasil não precisam de visto para entrar no país.

Imagem: Divulgação/ATA

Sendo assim, fica mais fácil para a gente conhecer as preciosidades da ilha, especialmente, claro, as praias. As mais famosas são a Eagle Beach, que já foi eleita uma das 10 praias mais bonitas do mundo, a Baby Beach, que tem águas calmas e que só vão até a cintura - ideal para crianças -, e a Palm Beach, onde ficam os hotéis mais suntuosos. Passeando por essas praias de areia branquinha, diante de um mar azul-turquesa que parece ter saído de um filme, dá para entender as razões que fazem do turismo a maior fonte de renda da ilha.

A cada ano, Aruba celebra aumento contínuo na quantidade de visitantes. Em 2014, de acordo com Autoridade de Turismo de Aruba (ATA), a ilha recebeu mais de 1 milhão de turistas - quase 25 mil deles eram brasileiros. No primeiro semestre deste ano, o lugar foi considerado pela Caribbean Tourism Organization (CTO) um dos destinos mais procurados de todo o Caribe. Não é para menos. Com praias fabulosas e excelentes hotéis com vista para o mar, a vontade é a de não sair mais de lá e passar o resto da vida admirando as divi-divi, as famosas árvores da ilha, que têm o tronco inclinado, efeito dos ventos caribenhos. 

(Diana Verbicaro)

MAIS ACESSADAS