plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
TRANSFERÊNCIA DIGITAL

Venda de veículo pode ser feita pelo App da "CNH Digital"

Inovação tecnológica permite transferência de propriedade de veículos de forma rápida e segura. Veja o passo a passo de como realizar o procedimento.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Venda de veículo pode ser feita pelo App da "CNH Digital" camera Desde 2022, tecnologia para venda de veículos por meio digital está disponível para usuários. | Divulgação/Serpro

Desde março de 2022, uma inovação tecnológica está facilitando a vida de quem compra e vende veículos no Brasil. Agora, é possível transferir a propriedade de um veículo diretamente pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito – CDT, anteriormente conhecida como "CNH Digital", tornando o processo mais simples, ágil e desburocratizado.

Essa funcionalidade é fruto de uma parceria entre o Serviço Federal de Processamento de Dados – Serpro, o Ministério da Infraestrutura – MInfra e a Secretaria Nacional de Trânsito – Senatran.

CONTEÚDO RELACIONADO

O agente de fiscalização do Detran-PA, João Oliveira, destaca a praticidade e segurança desse novo método: “De forma prática, ágil e segura, o comprador e vendedor fazem a comunicação da venda e assinam a autorização para a transferência de propriedade usando apenas o aplicativo. Era um processo que, antes, demorava dias e, agora, acontece em instantes. Depois, basta levar o veículo para a vistoria e efetivar a transferência. Tudo muito simples e rápido”.

Quer saber mais notícias sobre relações de consumo? Acesse nosso canal no WhatsApp.

A funcionalidade está disponível apenas para veículos com documentos emitidos a partir de 04 de janeiro de 2021, quando o antigo Documento Único de Transferência – DUT foi substituído pela Autorização para Transferência de Propriedade de Veículos (ATPV-e). Mais de 30 milhões de pessoas já possuem esse novo documento.

O processo é prático e rápido, eliminando a necessidade de reconhecimento de firma ou contratos em papel. A segurança é garantida pela autenticação no Gov.br, com o uso da biometria facial para a assinatura digital da ATPV-e, tanto pelo vendedor quanto pelo comprador.

Para realizar a venda Digital, o vendedor do veículo acessa o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, informa o CPF e registra a intenção da venda. O comprador é notificado e repete o processo. Com o documento gerado, vendedor e comprador assinam digitalmente usando a conta Gov.br. Após essas etapas, o comprador precisa ir ao Detran mais próximo para realizar a vistoria veicular e solicitar a transferência.

PASSO A PASSO PARA REALIZAR UMA VENDA DIGITAL:

  • Passo 1: Acesse o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito como vendedor do veículo.
  • Passo 2: Informe o seu CPF e registre a intenção da venda no aplicativo.
  • Passo 3: O comprador será notificado e também deverá seguir o mesmo processo, garantindo que o Detran seja informado da transação e autorize a geração da Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPVe).
  • Passo 4: No próprio aplicativo, com a ATPVe gerada, tanto o vendedor quanto o comprador recebem notificações para realizar uma assinatura digital utilizando a conta Gov.br.
  • Passo 5: Após a conclusão de todas as etapas digitais, o comprador deverá dirigir-se ao Detran mais próximo para realizar a vistoria veicular e formalizar a transferência de propriedade.

A praticidade desse novo método visa tornar a experiência de compra e venda de veículos mais eficiente, eliminando procedimentos burocráticos e proporcionando maior comodidade aos usuários. O aplicativo da Carteira Digital de Trânsito está disponível gratuitamente na App Store e no Google Play.

Repórter: Sales Coimbra

"Sales Coimbra é paraense, jornalista e professor de Língua Portuguesa graduado pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Em sua atuação profissional, procura combinar as paixões pelo futebol e pela literatura. Integra a redação do DOL desde 2022".

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias