plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
CRISE NA SAÚDE

Ananindeua espera há dois anos pelo complexo de saúde

O prazo de entrega da obra de reforma do espaço estava previsto para 4 meses após a assinatura da Ordem de Serviço, em junho de 2022, o que não aconteceu, enquanto atendimento é feito em “tenda” improvisada

Imagem ilustrativa da notícia Ananindeua espera há dois anos pelo complexo de saúde camera Não se vê trabalhadores atuando na obra de reforma da unidade de saúde do bairro do Paar, em Ananindeua. Abaixo, situação de abandono do CERTEA | (Foto: Celso Rodrigues/Dário do Pará)

O acesso aos serviços básicos de saúde em Ananindeua continua bastante complicado para as quase 480 mil pessoas que moram no município, de acordo com o Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os moradores do Paar, por exemplo, esperam ansiosos pelo fim da longa reforma do complexo de saúde do bairro. Isso porque o prazo de entrega da obra estava previsto para 4 meses após a assinatura da Ordem de Serviço (OS), em junho de 2022, o que não aconteceu.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Até agora o posto de saúde não foi entregue à população pelo prefeito da cidade, Doutor Daniel Santos, que é médico e proprietário de um hospital particular na cidade, e o reparo segue a passos lentos. E há verba federal na obra. Uma placa em frente à unidade informa o número de contrato com a Caixa, que financia a reforma, tendo a empresa Jupe Empreendimentos LTDA como a responsável pela execução.

Por conta da reforma, os atendimentos da Unidade Básica de Saúde (UBS) Ana Maria Moraes e da Urgência e Emergência do Paar foram remanejados para o mesmo local, uma “tenda” improvisada construída na praça da avenida Rio Solimões. Segundo uma moradora que não quis se identificar, a reforma está demorando bastante e o atendimento no local improvisado é precário.

Quer mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

De acordo com matéria divulgada no site da Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau), o Complexo de Saúde do Paar chega a atender cerca de 20 mil pessoas, incluindo moradores da área do Curuçambá e das ilhas. Somente a obra da UBS conta com investimento de R$ 1.007.041,04.

“Hoje todo o complexo de saúde aqui do Paar será revitalizado. Pedi para que a urgência e emergência aqui do Paar siga um padrão parecido com uma UPA, para que a gente possa dar qualidade de atendimento aqui no Paar para vocês”, disse em junho de 2022 o prefeito, ao lado da esposa, Alessandra Haber, deputada federal que também é médica.

Quase dois anos depois, nada avançou. E no momento em que a equipe de reportagem esteve no local, por volta das 10h de segunda-feira, 1, não havia movimentação alguma de trabalhadores na obra.

Atendimento de pessoas autistas é feito em prédio com obras inacabadas

O descaso com a saúde no município não se limita às obras em atraso, e se estendem ainda a outras entregues a toque de caixa, como o Centro Especializado em Reabilitação e Referência em Transtorno do Espectro Autista (CERTEA), inaugurado em outubro de 2023 pelo prefeito de Ananindeua para garantir um atendimento minimamente digno a pessoas autistas.

O prédio está localizado na avenida Cláudio Sanders, no bairro do Maguari, e, atualmente, apenas o andar inferior de um prédio de dois andares pode ser utilizado para atendimento especialmente das crianças autistas. Segundo dados oficiais, Ananindeua tem atualmente cerca de mil crianças e adolescentes diagnosticadas autistas, e muitas delas estão privadas de um atendimento gratuito por conta dos raros espaços públicos no município e o único apresentado como referência ainda não está totalmente funcional.

Centro para crianças com autismo é abandonado em Ananindeua.
📷 Centro para crianças com autismo é abandonado em Ananindeua. |Divulgação

O DIÁRIO recebeu imagens registradas por um morador que revelam a situação de abandono do local. O segundo andar da unidade, por exemplo, está com obras inacabadas, com acúmulo de entulho e lixo, como carteiras de cigarros, entre outros. Há denúncias de que o espaço seria utilizado por moradores em situação de rua e usuários de drogas, já que o acesso ao imóvel é possível a qualquer pessoa.

Além disso, uma piscina localizada nos fundos do prédio, que seria utilizada nas terapias para os pacientes, está abandonada e suja, e pode ser facilmente foco para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito causador da dengue. O CERTEA foi inaugurado pelo prefeito de Ananindeua, com emenda parlamentar da deputada federal Alessandra Habe.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias