plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
PRÉ COP-30

Sustentabilidade e bioeconomia são pautas de Lula e Macron

É a primeira parada da agenda bilateral dos presidentes do Brasil e da França

Imagem ilustrativa da notícia Sustentabilidade e bioeconomia são pautas de Lula e Macron camera Presidentes, governador e comitiva visitaram a Ilha do Combu | Divulgação/Ricardo Stuckert

Com a aproximação da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que será sediada em Belém, cada vez mais os olhos do mundo se voltam para a Amazônia, em especial para o estado do Pará. Por isso, a primeira parada da agenda bilateral entre os presidentes Luiz Inácio Lula da SIlva, do Brasil, e Emmanuel Macron, da França, nesta semana, foi Belém, na tarde desta terça-feira (26).

O Governador Helder Barbalho, acompanhado da primeira dama do estado, Danielle Barbalho, do Ministro das Cidades, Jader Filho, e do Ministro do Turismo, Celso Sabino, recebeu a comitiva que conheceu a Ilha do Combu e as alternativas de bioeconomia e desenvolvimento sustentável da região.

Compuseram a comitiva do Executivo Federal também a primeira-dama do Brasil, Janja, os ministros Mauro Vieira, das Relações Exteriores; Marina Silva, do Meio Ambiente; e Sonia Guajajara, Ministra dos Povos Indígenas, além de Ricardo Neiva Tavares, Embaixador do Brasil na França.

Conteúdo relacionado

O presidente Francês, por sua vez, foi acompanhado pelo ministro de Europa e dos Negócios Estrangeiros, Stéphane Séjourné, a secretária de Desenvolvimento e Parceiras Internacionais do Ministério de Europa e dos Negócios Estrangeiros, Chrysoula Zacharopoulou, além do embaixador da República Francesa no Brasil, Emmanuel Lenain.

O governador presenteou o presidente francês com uma camisa marajoara, uma do Remo e uma do Paysandu. Na Ilha do Combu, eles visitaram a fábrica de chocolates "Filha do Combu", considerada um exemplo de bionegócio, com produção artesanal e sustentável de cacau.

Durante a viagem ao Combu, também, ocorreu a primeira reunião bilateral entre os governos, com a participação do Governador Helder Barbalho. O líder indígena Raoni Metuktir recebeu, também no Combu, do presidente Macron, a condecoração expoente mundial da causa indígena.

Juntos, Helder e Lula mostraram ao presidente francês, Emmanuel Macron, a complexidade da questão amazônica e as alternativas de desenvolvimento econômico sustentável, que encontram na bioeconomia o caminho chave para a transição para uma economia de baixo carbono.

Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp

Emmanuel Macron permanece no Brasil até a quinta-feira (28) e ainda deve visitar as cidades de Itaguaí (RJ), São Paulo e Brasília. Ambos os presidentes seguem, ainda na noite desta terça, para o Rio de Janeiro.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias