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EMPREEENDEDORISMO

Cheias de encomendas e de doces saborosos para a Páscoa

Para muitas empreendedoras, a expectativa é de que este ano seja mais lucrativo do que em 2023.

Imagem ilustrativa da notícia Cheias de encomendas e de doces saborosos para a Páscoa camera Andrea Barros trabalha com vendas de ovos de páscoa | ( Divulgação )

A Páscoa chegará mais cedo em 2024, ainda no fim deste mês de março, e quem empreende na área de doces já vivencia o crescimento gradativo das encomendas relacionadas à data, sejam dos tradicionais ovos de chocolates ou kits de doces temáticos. Para muitas empreendedoras, a expectativa é de que o feriado deste ano seja ainda mais lucrativo do que em 2023.

Mesmo antes do início do mês de março, as encomendas de ovos de chocolate “de colher” já começaram a chegar para a empreendedora Andréa Barros, idealizadora da No Potinho Bel (@nopotinhobel). Até que chegue o dia exato da Páscoa, 31 de março, o mês todo será dedicado exclusivamente às demandas relacionadas a essa data.

“A gente diz que o nosso Natal é a Páscoa porque a gente vende muito mais do que em qualquer outra época do ano”, relaciona. “Um mês antes da Páscoa eu já lanço o meu cardápio e já começo a receber os pedidos. A minha estratégia, no início da Páscoa, é oferecer 10% de desconto até o dia 10 para que as pessoas possam comprar antecipadamente por um menor valor porque, realmente, quando chega a semana da Páscoa o meu WhatsApp fica uma loucura”.

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Andréa lembra que começou a empreender na área em 2017, durante a gestação do seu filho. No início, ela trabalhava com doces em geral e bolo no pote. A proximidade da Páscoa, porém, mostrou para a empreendedora o quanto a data garantia uma boa demanda. “No decorrer dos anos, essa procura foi aumentando e nessa época do ano é uma loucura. Então, chegou uma época que eu não dava mais conta de atender às encomendas sozinha e eu tive que contratar uma equipe”, lembra.

“Eu também comecei a investir nas minhas embalagens, eu peço tudo pela internet, as minhas sacolas são todas personalizadas, as fitas, os adesivos. Eu acho que isso é um diferencial porque a gente tenta fugir do comum. Quando cresce muito a demanda, a gente tem que vir com novidades para não acabar tendo muito do mesmo”.

Hoje, para atender a demanda da Páscoa, Andréa trabalha com uma equipe de 10 pessoas. Além dela, são mais três confeiteiras, além das que ficam responsáveis pela produção dos recheios, da produção das cascas dos ovos, do atendimento pelo WhatsApp, etc. Cada um tem a sua função bem definida para atender aos pedidos de todos os clientes.

“O que as pessoas mais pedem são os recheados. Aqueles ovos tradicionais, que é apenas a casca, é muito difícil sair. E os que saem são porque a gente deu a opção da casca trufada, que tem um recheio dentro e é blindada, mas a maioria da demanda é pelos ovos de colher mesmo”, conta, ao falar das novidades deste ano.

“Esse ano venho com um novo sabor, que é o pistache. Hoje está uma febre, todo mundo quer pistache, então, eu decidi fazer esse sabor. Mas tem os meus sabores tradicionais que eu não abro mão, como brigadeiro, casadinho, ninho com Nutella, que saem muito. Tenho as opções que a gente chama de linha premium, que são os que levam Nutella, Kinder Bueno, Supremo, o Ferrero Rocher e todo ano a gente aumenta um pouquinho a quantidade de caixa para poder dar conta da demanda, porém, quando chega na semana é uma loucura”.

A experiência vivenciada com a Páscoa no ano passado também levou a empreendedora Larissa Belmiro, idealizadora da Docelabel (@docelabel_), a aumentar a quantidade de caixas que deverão embalar as suas encomendas. Ela lembra que em 2023 chegou a fazer 280 ovos e, para este ano, ela quase dobrou a capacidade de produção. “Esse ano a expectativa é maior. Já montei o meu estoque com 500 caixas de ovos de Páscoa e, se Deus quiser, vou vender todas”.

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PEDIDOS

Essa expectativa é reflexo, também, dos pedidos que a empreendedora já começou a receber mesmo antes da chegada do mês de março, ainda em fevereiro. Uma amostra do quanto a demanda aumenta nesta época do ano. “Em fevereiro a gente já abriu a agenda e já temos recebido bastante pedido, bastante encomenda. E as pessoas não só encomendam para o dia da Páscoa, elas encomendam o mês todo. Tem clientes que encomendam toda semana, basicamente”.

É também baseada nas encomendas e nas preferências dos clientes que Larissa costuma planejar os sabores e recheios que vão ser trabalhados. Ela explica que, atualmente, trabalha apenas com os ovos de chocolate recheados, para comer com colher, que é o formato mais procurado.

“A gente costuma planejar de acordo com o ano passado, a gente vê qual foi o tipo de ovo que as pessoas pediram mais. Pouquíssimas pessoas procuraram aqueles trios de ovos com diferentes recheios, então, esse ano eu mantive o foco maior nos ovos recheados mesmo. E se esse ano alguém procurar alguma coisa diferente e eu ver que essa novidade está sendo muito procurada, no próximo ano a gente já encaixa também”, explica, ao destacar outra preferência.

“Ano passado, que foi na minha primeira Páscoa, dos 280 ovos que eu vendi, 180 foram Ferrero Rocher. É um recheio que todo mundo gosta, mas nesse ano, a minha expectativa está muito grande pelo recheio tradicional mesmo, que é o brigadeiro. Particularmente, eu gostei demais do ovo de Páscoa de brigadeiro que eu fiz esse ano”.

Larissa conta que a produção de ovos de Páscoa iniciou no ano passado e deu tão certo que ela decidiu seguir com eles. “Tem três anos que eu trabalho com a Docelabel, mas eu não fiz nada voltado para a Páscoa no meu primeiro ano porque, como eu estava começando, eu queria primeiro ver como era o movimento. Já no segundo ano eu arrisquei e deu super certo, eu tenho clientes muito fiéis, 90% dos meus pedidos são de clientes que eu já tenho, clientes que sempre retornam comigo”, conta. “Eu valorizo muito o cliente que sempre retorna, a gente sempre tenta dar uma caixa degustação quando entram sabores novos ou um presentinho do Dia das Mulheres, como uma forma não só de cativar os clientes, mas de agradecimento também”.

Receitas personalizadas para encantar os clientes

O foco no cliente também é uma realidade na Villa Doce (@villadocebelem). Empreendedora à frente da doceria, Andrezza Guerra conta que busca personalizar as receitas para encantar os clientes. “Nosso cardápio é elaborado para agradar a todos neste momento especial. Oferecemos ovos de colher, kit degustação, kit confeiteiro para as crianças, bolos decorados, lembrancinhas de Páscoa, bombons recheados e uma variedade de outras opções

deliciosas e criativas”.

Ainda que as opções sejam variadas, Andrezza conta que os ovos de colher são realmente os protagonistas da Páscoa. Quando se aproxima o feriado, não é incomum que um único cliente encomende vários ovos de colher para presentear familiares e amigos.

“Notamos um aumento significativo nas vendas durante esse período. Com isso em mente, em 2024, estamos transferindo a loja para um local muito mais amplo, para expandir ainda mais a produção e atender a todos os nossos clientes. As reservas para a Páscoa começam na primeira semana de março”, aponta, ao falar sobre o trabalho de planejamento que envolve uma data tão especial para quem trabalha com doces e chocolate.

“A Páscoa, um dos momentos mais doces do ano, é cuidadosamente preparada com antecedência para garantir o sucesso de cada detalhe. Desde o estudo das tendências até a divulgação do cardápio, nossa equipe se dedica à criação de ovos de chocolate únicos e surpreendentes, planejamento de marketing, organização do estoque e logística. Cada etapa é planejada minuciosamente para transformar a Páscoa em um festival de sabores e emoções

inesquecível”.

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