Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$

home
TURISMO

Clima de devoção em Belém é admirado por turistas

Quem visita a capital paraense nesse período não deixa de observar o sentimento religioso em torno de Nossa Senhora de Nazaré

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Clima de devoção em Belém é admirado por turistas camera A Praça Santuário, assim como a Basílica, são locais procurados por quem visita a cidade nesta época | Irene Almeida

A capital paraense segue recebendo turistas e visitantes nesta época de quadra nazarena. Algumas dessas pessoas vêm de outros Estados como Maranhão, São Paulo e Ceará com o intuito de revisitar ou até mesmo conhecer a cidade. No meio dessa estadia, eles ouvem falar do Círio e, muitas vezes, surge o interesse de não só conhecer os pontos turísticos como também buscam saber mais sobre essa cultura e corrente de fé que Belém vivencia no mês de outubro.

Na área central da cidade, o Complexo do Ver-o-Peso é um dos pontos turísticos mais visitados pelos turistas neste período, de acordo com dados informados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/Pará). A entidade estimou ainda que 80,5 mil turistas devem passar pela cidade até o final deste mês. O número representa um crescimento de 33,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

Conteúdos relacionados

Acompanhada de familiares, a professora Maria José Souza, 55, veio do Maranhão para conhecer a cidade das mangueiras. Na breve passagem por Belém, a turista teve a oportunidade de ir à Ilha do Combu, à feira do Ver-o-Peso e outros pontos da cidade. “Estou achando muito bonito, interessante, gostei demais e quero voltar várias vezes. Cheguei ontem [quinta] e vou embora hoje [ontem]. Já fui ao Mercado do Peixe. Ontem fomos de lancha para a Ilha do Combu. Gostei demais. Me apaixonei. Soube que teve o Círio e, se der tempo, vou visitar a Basílica também”, disse.

MARAJÓ

Além de conhecer os principais cartões postais da capital e visitar a Basílica, uma família de São Paulo que está em Belém pela primeira vez planeja esticar o passeio pelo Estado indo até à ilha do Marajó. Acompanhada do esposo, o técnico de operações Paulo Tahara, 37, e da filha Flora, 4, a professora de educação física Lizis Tahara, 38, conta que o trio está gostando da temporada na cidade.

“Estamos de férias e vamos conhecer as maravilhas daqui. Chegamos ontem [quinta]. Essa é a nossa primeira parada [no Ver-o-Peso]. Gostaríamos muito de conhecer a ilha do Marajó e, talvez, fazer a rota do cacau, vamos ver. Mas vamos em alguns pontos turísticos da cidade também. Viemos passar sete dias. Inclusive, a gente quer ir para a Basílica saindo daqui. [O Círio] é uma manifestação cultural bem importante”, destaca.

Quer saber mais notícias sobre o Círio de Nazaré? Acesse nosso canal no Whatsapp

Natural de Fortaleza, o administrador Amarildo Silveira, 50, também está aproveitando parte das férias na capital, acompanhado do farmacêutico Anderson Laurindo, 34. Sempre que pode, Amarildo retorna para visitar a cidade. “Chegamos a três dias e fomos para Mosqueiro. Essa é a décima vez que venho a Belém. Gosto daqui, dos pontos turísticos e, também, de tomar banho nos rios. Hoje viemos visitar a Basílica. Acho bonita essa fé”, afirmou.

Amarildo Silveira, 50, administrador e Anderson Laurindo, 34, farmaceutico.
📷 Amarildo Silveira, 50, administrador e Anderson Laurindo, 34, farmaceutico. |Irene Almeida

Quadra Nazarena

Agenda de eventos do fim de semana

- Ciclo Romaria: sábado (14)

A Ciclo Romaria, oitava romaria do calendário oficial do Círio 2023, ocorrerá neste sábado (14), a partir das 8h. A estimativa de público é de 10 mil pessoas, entre ciclistas e devotos. O trajeto sairá da Praça Santuário e passará por diversas avenidas e travessas até voltar para a praça. O percurso é de 14 km.

- Romaria da Juventude: sábado (14)

Realizada na tarde do sábado, às 16h, a Romaria da Juventude é animada por um trio elétrico que acompanha os jovens. Saída da procissão: Paróquia São João Paulo II, localizada na Av. João Paulo II, s/nº – Souza, com chegada na Praça Santuário.

- Romaria das Crianças: domingo (15)

A missa ocorre a partir das 7h e a procissão sairá às 8h, da Praça Santuário, percorrendo várias ruas do bairro de Nazaré. A romaria foi criada para fortalecer a devoção mariana entre as crianças.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!