plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
COMEMORAÇÃO

Público visita navios da Marinha em Belém

A visitação é uma forma de comemorar o Dia do Marinheiro, celebrado nesta terça-feira. O público teve a oportunidade de conferir cada detalhe das dependências dos navios

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Público visita navios da Marinha em Belém camera Navios atraíram cerca de mil pessoas ao longo do dia. Ao lado, Francisco Neto e familiares | Mauro Ângelo / Diário do Pará

Em alusão ao Dia do Marinheiro, comemorado em 13 de dezembro, a Marinha do Brasil abriu as portas para visitação pública dos navios-patrulha “Bocaina” e “Guarujá”. As embarcações ficaram ancoradas ontem (11), ao lado da Estação das Docas, em Belém.

A visitação organizada pelo 4º Distrito Naval recebeu cerca de mil pessoas ao longo do dia. Entre os equipamentos que chamaram a atenção, estavam os canhões de 44 milímetros. Equipamentos de segurança, objetos analógicos e digitais que auxiliam na navegação também ficaram na amostra para o público.

O comandante do Guarujá, capitão-tenente Mateus Gomes, falou sobre a importância desse momento. “O nosso objetivo com a visitação é estreitar os laços com a população, mostrar um pouco do nosso trabalho, recursos e também trazer confiança da Marinha para a segurança em nossa região”, disse.

“Essa foi a primeira vez que entrei em uma embarcação como essa e estou achando incrível. Olhando de fora não dá para imaginar tudo que tem e como é o trabalho aqui dentro. O mais legal é que cada espaço, por mais pequeno que seja, traz um conforto grande para eles (marinheiros). É como uma casa”, observou Cleidiane Pantoja, 29.

O comandante do Bocaina, capitão-de-corveta José Heder Freitas também destacou o prazer que é receber as pessoas. “Os visitantes chegavam com muitas curiosidades, principalmente sobre a história da embarcação. Ver todo esse interesse é bastante satisfatório para todos nós e poder estar explicando um pouco mais sobre o nosso trabalho e vivência também é muito legal”.

LEIA TAMBÉM:

Paraense fã de Glória Groove participa do Domingão com Huck

Marinha realizará parada naval e visitação pública a navios

O operador de máquinas Domingos Marinho, 44, também ficou encantado com os navios. “Sempre escutamos falar muito da Marinha e de como ela é essencial na proteção do nosso país. Mas sempre há aquela curiosidade de como tudo funciona e tal. Então, estar aqui dentro e ter contato com a tripulação e todos esses equipamentos é muito bom”.

As comemorações seguem nesta terça-feira (13) com a cerimônia cívico-militar para convidados, no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar. Na ocasião, será entregue a Medalha Mérito Tamandaré, concedida a autoridades civis e militares que contribuíram para o fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil.

Chegada das embarcações desperta curiosidade das pessoas

Belém, Pará, Brasil. Cidade. A Marinha comemora o Dia do Marinheiro com uma parada naval e visitação pública a navios, em Belém. Na foto, Francisco Neto, 42 anos, engenheiro..10-12-2022. Foto-Wagner Santana/Diário do Pará.
📷 Belém, Pará, Brasil. Cidade. A Marinha comemora o Dia do Marinheiro com uma parada naval e visitação pública a navios, em Belém. Na foto, Francisco Neto, 42 anos, engenheiro..10-12-2022. Foto-Wagner Santana/Diário do Pará. |Wagner Santana

Dezenas de pessoas se reuniram na Estação das Docas para acompanhar a atracação dos navios da Marinha do Brasil. As embarcações fizeram parte, na tarde de sábado, da parada naval, com traslado de navios entre a Base Naval de Val-de-Cans e o Ver-o-Peso.

Sob os olhares atentos do engenheiro Francisco Neto, 42, os marinheiros realizaram todos os procedimentos para oferecer mais segurança à população para os próximos dias. “Eu acho importante esse tipo de evento, principalmente para mostrar a importância que tem a instituição militar”, afirmou.

As embarcações atracadas são: Apoio Oceânico “Iguatemi”; Navio-Patrulha “Bocaina”; Navio-Patrulha “Pampeiro”; Operações Ribeirinhas Blindada “Amazonas” e o Aviso-Auxiliar “Breves”.

Ansiosa para entrar nos barcos, a família do Renato Leal, 38, chegou a se enganar nas datas. “Eu pensei que já abriria as portas no sábado, mas foi uma falta de atenção nossa mesmo. Mas de qualquer forma, não acho que foi uma viagem perdida, pois toda essa preparação é curiosa e desperta a vontade de voltar domingo, junto com a esposa e os filhos, claro”, explicou o supervisor de segurança.

O pequeno Mateus Vasconcelos, 7 anos, fez foto e ficou pertinho do Navio-Patrulha Guarujá. “Quando eu crescer quero ser marinheiro”. A mãe do menino, Juliana Miranda, 28, garantiu que trará o filho para conhecer o interior da embarcação. “São pequenas coisas e que não são custosas de fazer. Ele gosta e por isso vou trazê-lo”, completou.

Saiba mais

Dia do Marinheiro

- Celebrado no dia 13 de dezembro, a data remete ao nascimento de Joaquim Marques Lisboa, o famoso Almirante Tamandaré, escolhido para ser patrono da Marinha do Brasil por causa de seus feitos pela pátria e pela instituição. Nascido no estado do Rio Grande do Sul, Tamandaré iniciou sua carreira na Marinha aos 15 anos e permaneceu na Força por 66 anos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias