plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ABANDONO

Memorial Magalhães Barata virou lembrança do descaso em Belém

Erguido para comemorar o centenário do governador Magalhães Barata, monumento erguido no bairro de São Brás sofre com sujeira, lixo e roubos. Lugar virou abrigo de mendigos e desocupados

Imagem ilustrativa da notícia Memorial Magalhães Barata virou lembrança do descaso em Belém camera A obra de 1989 ficou em um estado que é um retrato de como a última gestão deixou Belém, com muitos sinais de abandono | Wagner Almeida

O Memorial Magalhães Barata, também conhecido popularmente como “Chapéu do Barata”, na praça da Leitura, bairro de São Brás, em Belém, foi construído em homenagem ao centenário desse ex-governador do Pará. Atualmente, o monumento está completamente abandonado. O espaço, que era um dos pontos turísticos da cidade, amarga 16 anos de descaso das duas últimas gestões municipais.

Os sinais de abandono podem logo ser vistos no próprio interior do Memorial, que está completamente tomado por moradores de rua. “Lá dentro tem muito lixo, fazemos lá dentro de banheiro também para fazermos todas as nossas necessidades. Mas também muitos moram dentro do chapéu”, disse um dos moradores de ruaque não quis se identificar.

Além disso, a própria estrutura do Chapéu do Barata aponta sinais de descaso. Parte das paredes está destruída e pichada, com muito lixo e fezes humanas ao redor do local. Até as grades que haviam sido colocadas para proteção do espaço foram arrancadas. “É um abandono muito grande e durante muito tempo. Os dois últimos prefeitos desprezaram esse Memorial completamente”, declarou Ramon Almeida,42, motorista de aplicativo.

Memorial Magalhães Barata virou lembrança do descaso em Belém
📷 |Wagner Almeida

INSEGURANÇA

As pessoas que passam pelo Memorial Magalhães Barata ou que moram nas proximidades afirmam que a situação compromete a segurança de quem transita por lá, sobretudo durante o período da noite. “Acontecem roubos repentinos, furtos e eles correm para dentro do chapéu. Durante a noite é pior, pois fica escuro, aí fica mais fácil aos descuidistas”, reclamou Paulo Campos, 37, mecânico.

Diante do descaso nos últimos anos pelos poderes municipais que governaram Belém, as pessoas esperam que a nova gestão cuide do espaço. “É uma monumento bonito que conta um pedaço da história da cidade, do Estado, já que faz homenagem ao governador Magalhães Barata. Que essa valorização aconteça por parte do novo prefeito”, pediu Sonia Rodrigues, 36, corretora.

VISITA TÉCNICA

Em nota, a Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) disse que nos próximos dias fará visita técnica junto com outras secretarias para avaliar as medidas cabíveis e planejar ações.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias