plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SANEAMENTO

Moradores da Pedreira sofrem com o acúmulo de lixo pelas ruas do bairro

Eles dizem que a Prefeitura não faz a coleta frequente dos resíduos, que acabam sendo jogados juntos com entulhos. Carroceiros também ameaçam quem reclama do descarte irregular nas principais vias

Imagem ilustrativa da notícia Moradores da Pedreira sofrem com o acúmulo de lixo pelas
ruas do bairro camera Descarte irregular e coleta deficiente deixam as ruas do bairro cheias de lixo e entulhos | Mauro Ângelo/Diário do Pará

Belém continua sofrendo com os vários pontos irregulares de descarte de lixo. A falta de uma fiscalização mais intensa por parte da prefeitura, contribui ainda mais para a piora da situação. A equipe de reportagem do DIÁRIO percorreu vários pontos do bairro da Pedreira, e registrou uma grande quantidade de lixo e entulhos descartados em canteiros das principais vias do bairro.

Perímetro de grande movimento de veículos e pessoas, na avenida Pedro Miranda o despejo de lixo e a demora de coleta no canteiro central é um problema antigo, dizem os moradores da área. No trecho entre as travessas Curuzu e do Chaco, o amontoado de entulho contendo pedaços de vegetais, isopor, e resto de móveis, se misturaram em meio ao lixo doméstico, gerando riscos para a saúde de quem mora no perímetro.

Mais à frente, outro ponto chama atenção para o acúmulo. No canal da Antônio Baena, próximo à Pedro Miranda, as sacolas de resíduos tomam conta de parte da rua, dificultando a passagem de veículos. Para passar pelo local, o pedestre precisa desviar para o meio da pista, colocando a própria vida em risco.

No cruzamento com o canal da Antônio Baena o ponto de descarte crônico tem tirado o sossego de moradores que reclamam da ausência da prefeitura em agir de forma mais rígida. “Aqui é horrível, se a caçamba passa limpando pela manhã, quando é de tarde já tem um outro amontoado. E são pessoas que vem de outras áreas jogar esses entulho e lixo aqui. A prefeitura precisa estar mais presente para impedir isso”, afirma o aposentado Elias Maraú, 61 anos.

AMEAÇAS

Além de ter que lidar com o problema do acúmulo do lixo, os moradores que se opõem a prática criminosa acabam recebendo ameaças dos carroceiros. “Belém está horrível de tanto lixo. Nasci e me criei aqui na Pedreira e nunca vi uma solução eficaz para esse problema do descarte irregular. Quando a gente vai reclamar com quem está jogando os entulhos, eles (carroceiros) ameaçam de nos bater. Isso precisa acabar”, desabafa o motorista Paulo Torres, 63, que já pensa em criar uma associação com demais vizinhos para buscar soluções junto aos órgãos competentes.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias