plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CIDADANIA

Terpaz realiza ações de saúde e cidadania em bairros de Belém 

Entre os serviços oferecidos estavam a Ação Cidadania da Fundação ParaPaz, serviços da Sespa e emissão de documentos da Polícia Civil. Os atendimentos continuam neste domingo (31).

Imagem ilustrativa da notícia Terpaz realiza ações de saúde e cidadania em bairros de Belém  camera Foto: Gabriela Oliveira/Seac

A manhã deste sábado (31) foi movimentada na Escola Estadual Mário Barbosa, localizada na Terra Firme, em Belém. O bairro, que faz parte dos sete territórios atendidos pelo Programa Estadual Territórios Pela Paz (TerPaz), coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), recebeu diversos serviços da Ação Cidadania realizada pela Fundação ParáPaz.

Leia mais:

Dia de Finados: veja o horário de funcionamento dos estabelecimentos

Zenaldo Coutinho é acusado de perseguição religiosa

“Estamos intensificando a ação cidadania dentro dos bairros atendidos pelo TerPaz, em parceria com diversos órgãos que estão beneficiando a comunidade, principalmente nesse período crítico de pandemia da Covid-19, então buscamos levar tranquilidade e segurança, como distribuição de máscaras, uso de álcool em gel e verificação de temperatura, para que as pessoas possam vir sem medo e serem bem atendidas”, contou Sidney Gouveia, presidente da Fundação ParáPaz.

Terpaz realiza ações de saúde e cidadania em bairros de Belém 
📷 |

Entre os serviços oferecidos, estavam o atendimento do projeto “Entre Elas”, lançado recentemente pela ParáPaz, com serviços de atenção básica para o enfrentamento à violência doméstica, como orientação jurídica para divórcio, guarda, pensão e orientação psicossocial. Assim como serviços da Secretaria de Saúde Pública (Sespa) que levou atendimento de enfermagem, como a verificação de glicemia, pressão arterial, temperatura e oxigenação, avaliação nutricional e testes rápidos para Sifilis, HIV e Hepatites B e C.

Já a Polícia Civil realizou a emissão da segunda via do documento de identidade e a Defensoria Pública do Estado o “Balcão de Direitos”, com os serviços de emissão da segunda via e certidão de nascimento e óbito, segunda via e correção de CPF e orientação jurídica.

Terpaz realiza ações de saúde e cidadania em bairros de Belém 
📷 |

A estudante Shelda Raiol, de 20 anos, aproveitou a ação para renovar os documentos. “Eu já consegui a emissão da minha carteira de identidade e agora estou na fila para renovar a minha certidão de nascimento”, contou Shelda.

Oportunidade também, para o estudante João Valença, de 24 anos, que estava aguardando para emitir a segunda via da identidade. “A minha identidade era muito antiga, então eu fiquei sabendo dessa ação e vim aqui renovar, está sendo bem tranquilo e rápido, essas ações que levam áreas integradas dos órgãos do Governo ajudam e muito a gente a resolver nossos problemas”, disse.

Para a coordenadora do TerPaz na Terra Firme, Gabriella Oliveira, esta ação também está marcando o encerramento da campanha Outubro Rosa nos territórios. “Estamos terminando um mês muito importante para a luta contra o Câncer de Mama, porque além de todos esses serviços que já realizamos, levamos - ao longo desse mês - orientações relacionadas à prevenção junto com os projetos da Fundação ParáPaz e a Sespa, um trabalho muito humanizado que tem ajudado muitas mulheres”, comentou Gabriella.

Cabanagem - Também nesta manhã, o território da Cabanagem realizou, em parceria com a Polícia Civil, a ação de emissão da segunda via de documento de identidade, na Escola José Valente Ribeiro.

Benguí e Jurunas - A Secretaria de Saúde Pública (Sespa) também realizou simultaneamente, nos bairros do Benguí e Jurunas, em Belém, a ação “Ter Saúde” e levou diversos serviços de saúde, como atendimento médico, encaminhamento para exames especializados, vacinas, testes rápidos e palestras sobre higiene bucal e Outubro Rosa. A Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) esteve no Benguí levando serviços de emissão da segunda via de certidão de nascimento e óbito.

Serviço - Neste domingo (01), o TerPaz continua com os serviços do “Ter Saúde”, da Sespa, agora no Icuí-Guajará, na Escola Celina Del Teto, e no Guamá, na Estação Cidadania, a partir das 8h da manhã. Já a Fundação ParaPaz realizará uma programação de encerramento do Outubro Rosa no Porto Futuro, a partir das 8h.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias