plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
PREMIAÇÃO INTERNACIONAL

Oeiras do Pará é premiada por reduzir casos de Malária

O município recebeu o prêmio "Campeões contra a Malária nas Américas"

Imagem ilustrativa da notícia Oeiras do Pará é premiada por reduzir casos de Malária camera O município tinha 11 mil casos em 2018 e hoje tem pouco mais de mil | Reprodução/José Pantoja/Ascom/Sespa

A acentuada redução da incidência de malária colocou Oeiras do Pará, no nordeste paraense, no seleto grupo dos cinco municípios da América Latina a receber o Prêmio “Campeões contra a Malária nas Américas” em 2020. De quase 11 mil casos em 2018, Oeiras registrou pouco mais de mil casos em 2020, saindo da condição de terceira maior área endêmica de malária para a 27ª posição.

Os prêmios foram durante evento alusivo ao Dia da Malária nas Américas, realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) e Fundação das Nações Unidas.

O desempenho obtido por Oeiras do Pará deve-se, em grande parte, ao empenho da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) em manter ações que contribuíram para a queda contínua dos casos de malária no Estado, incluindo orientações, monitoramentos e acompanhamento nas Secretarias Municipais de Saúde. “Promovemos ainda capacitações em diagnóstico e tratamento para técnicos municipais, visando assim à proteção e promoção à saúde da população vulnerável e suscetível para a malária, de forma a dar sustentabilidade a essas ações”, explica a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Malária, Paoola Vieira.

Além de Oeiras do Pará, receberam os prêmios os municípios de Atalaia do Norte, do Amazonas; Quibdó, da Colômbia; Les Anglais e Les Irois, do Haiti, e Puerto Lempira, de Honduras.

Os parceiros envolvidos no prêmio Campeões contra a Malária são: Opas, Fundação das Nações Unidas, Escola de Saúde Pública do Milken Institute, da Universidade George Washington, Centro de Programas de Comunicação da Universidade Johns Hopkins, Universidade Internacional da Flórida e Sociedade Americana de Medicina e Saúde Tropical.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias