plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
META NÃO ALCANÇADA

Campanha de vacinação contra poliomielite será prorrogada até 30 de novembro

Meta de vacinação não foi alcançada pelos municípios paraenses

Imagem ilustrativa da notícia Campanha de vacinação contra poliomielite será prorrogada até 30 de novembro camera Marcelo Camargo/Agência Brasil

Devido à baixa procura e cobertura vacinal contra a poliomielite, o governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), pediu ao Ministério da Saúde a prorrogação da campanha de vacinação contra a doença até o dia 30 de novembro. Em nível nacional, a campanha, até o momento, alcançou 39,18% da meta de vacinação, o que corresponde a 4.419.000 crianças entre 1 e 4 anos. No Pará, o número é ainda menor, pois, até o momento, apenas 24,8% do público-alvo foi vacinado.

“Pretendemos, com o apoio do Ministério da Saúde, estender a nossa campanha de vacinação contra poliomielite durante o mês de novembro. O período oficial da campanha seria até o dia 30 de outubro, mas no estado do Pará, considerando que estamos aquém da meta de crianças a serem vacinadas, foi necessário estender e alinhar com os municípios para que possamos intensificar as ações de vacinação”, explica Bruno Pinheiro, Diretor do departamento de epidemiologia da Sespa.

O município paraense com a maior cobertura vacinal é Santarém Novo, com 81,95% e o que apresenta menor índice é Breves, no arquipélago do Marajó, com apenas 4,4%. A meta é vacinar pelo menos 95% do público-alvo e para isso devem ser ampliadas as bancadas de vacinação e os horários de atendimento, já que muitas unidades de saúde não tem atendido em horário integral, o que dificulta a ida de pais e responsáveis que trabalham o dia inteiro.

Vale ressaltar que a vacina ainda é a melhor forma de prevenir cerca de 18 doenças, entre elas a poliomielite. Ainda assim, o medo de possíveis reações físicas, o movimento anti-vacina e a própria pandemia do novo coronavírus, tem afastado o público das salas de vacinação.

“A vacinação durante todas as campanhas desenvolvidas durante este ano, não só a de poliomielite, ficou comprometida devido à insegurança da população de procurar um serviço de saúde quanto a sobrecarga de trabalho nas unidades de saúde que é onde acontecem as vacinações. Todas as unidades de saúde com salas de vacina estão abastecidas com vacinas e insumos prontas para atender a população”, afirma Bruno Pinheiro.

Leia mais:

Afinal, como fazer meu filho comer bem? Confira as dicas!

Rinite começa na infância e atinge cerca de 26% das crianças

Poliomielite

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença viral transmitida por água e alimentos contaminados. Qual a doença não é letal acaba deixando danos neurais que comprometem a força muscular e afetam diretamente a locomoção do paciente.

Campanhas prorrogadas

O Estado também vai prorrogar, até o dia 30 de novembro, a vacinação indiscriminada para pessoas entre 20 e 49 anos contra sarampo. A meta é vacinar 3.485.894 pessoas, mas até o momento foram vacinadas apenas 24% deste total, o que corresponde a 826.783 pessoas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias