plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
SEU BOLSO

Saiba como fazer empréstimo consignado de forma segura

O Brasil possui atualmente cerca de 4,6 milhões de endividados. Com um cenário de recessão econômica, muitas famílias podem optar por recorrer ao empréstimo consignado para quitar as dívidas. Essa operação é um tipo de empréstimo pessoal cujo pagamento é

Imagem ilustrativa da notícia Saiba como fazer empréstimo consignado de forma segura camera Segundo especialista, quem recorrer ao empréstimo consignado deve ter o orçamento doméstico bem organizado | Divulgação

O Brasil possui atualmente cerca de 4,6 milhões de endividados. Com um cenário de recessão econômica, muitas famílias podem optar por recorrer ao empréstimo consignado para quitar as dívidas. Essa operação é um tipo de empréstimo pessoal cujo pagamento é descontado diretamente, em parcelas mensais fixas, na folha de pagamento do servidor público ou do benefício previdenciário do contratante.

É uma linha de crédito com a maior facilidade de contratação, visto que as instituições financeiras ofertantes têm a garantia de recebimento do valor por ser debitado em folha de pagamento ou de um benefício do aposentado ou pensionista. Contudo, é importante salientar que antes de contratar o empréstimo se faz necessário pesquisar as condições de contratação ofertadas pelos bancos e instituições financeiras, conforme explicou a educadora financeira e vice-presidente Regional da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Ana Ferrari.

“Tem um juros menor que o cheque especial. Mas quem vai utilizar precisa direcionar o uso desse empréstimo e saber que existe um teto máximo do percentual descontado mensalmente, que é de 10% a 30%”, frisou Ana Ferrari.

A educadora financeira ressaltou que o ideal é a família não precisar contratar um empréstimo quando houver a necessidade de pagar dívidas ou prover o sustento da família, uma vez que terá de arcar com o pagamento desse empréstimo posteriormente. Mas em tempos de pandemia, se precisar, é preciso buscar o máximo de informações possíveis e procurar instituições sérias para pesquisar e, possivelmente, fazer essa contratação.

“Se for utilizar, que seja de forma consciente e direcionado para algo necessário. Em qualquer tipo de empréstimo, a pessoa terá de pagar as parcelas sempre com juros embutidos e taxas. A pessoa precisa estar com o orçamento doméstico organizado para saber quanto poderá pagar. Se surgir um renda extra ou um valor que possa quitar o empréstimo, o ideal é eliminar a dívida”, reforçou Ana Ferrari.

Saiba como fazer empréstimo consignado de forma segura
📷 |
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias