plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
PERÍODO PASCOAL

Sem público e procissões, Arquidiocese orienta fiéis para Semana Santa 

A Arquidiocese de Belém orienta os fiéis para os eventos e procissões referente à Semana Santa que pelo calendário cristão estariam agendados para a próxima semana. Além da Sexta-feira Santa e o domingo de Páscoa, as igrejas católicas de todo Brasil toma

Imagem ilustrativa da notícia Sem público e procissões, Arquidiocese orienta fiéis para Semana Santa  camera Em razão da pandemia, calendário não sofre mudanças, apenas as forma de celebração | Arquidiocese de Belém /Reprodução

A Arquidiocese de Belém orienta os fiéis para os eventos e procissões referente à Semana Santa que pelo calendário cristão estariam agendados para a próxima semana. Além da Sexta-feira Santa e o domingo de Páscoa, as igrejas católicas de todo Brasil tomaram diversas iniciativas, uma delas é a proibição de contato presencial.

As determinações são devido à pandemia ocasionada pelo coronavírus, por isso a necessidade do isolamento social e não contato entre as pessoas.

A Arquidiocese de Belém sugere que na noite de Páscoa, cada família providencie uma vela para cada um de seus membros, a fim de participar da renovação dos compromissos batismais. Embora seja uma Semana Santa diferente, celebrada em nossas casas, a celebração será igualmente santa e bem vivida como de costume.

DOMINGO DE RAMOS

Para recordar a entrada de Jesus em Jerusalém e iniciar a Semana Santa, no próximo dia 05 de abril, o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa presidirá às 8h30, na Catedral, com as portas fechadas, a missa de Domingo de Ramos. Já às 12h, uma nova celebração presidida pelo Bispo Auxiliar, Dom Antônio de Assis Ribeiro, na Capela da Residência Episcopal, irá ocorrer.

Este ano, devido às orientações de saúde, os cristãos são convidados a viver um Domingo de Ramos diferente. Está ocorrendo um movimento na igreja de todo o Brasil para que as famílias possam colocar ramos em lugar de honra em suas casas. Pode-se fixá-los em janelas, portas, portões, ou outras formas de manifestação do que gostaríamos todos de fazer, com a costumeira procissão de Ramos, que não ocorrerá neste ano.

Nas missas transmitidas pela Rede Nazaré, assim como nas missas de nossas paróquias, transmitidas pelas redes sociais, haverá a bênção dos ramos, após a leitura do Evangelho que narra a entrada de Jesus em Jerusalém, logo no início da missa, no lugar do Ato Penitencial. “Nenhuma casa fique sem a acolhida jubilosa de Jesus, portador de salvação, vida, saúde e liberdade: ‘Bendito o que vem em nome do Senhor!’” , disse Dom Alberto.

MISSA DO CRISMA

Com a renovação dos compromissos dos padres, tradicionalmente celebrada na Quinta-feira Santa, a missa do crisma será antecipada para segunda-feira (06), às 9h, na Catedral Metropolitana, com as portas fechadas, somente com a presença dos sacerdotes, salvo os padres que fazem parte dos grupos de risco, que são dispensados.

Os fiéis devem acompanhar de suas casas pelos meios de comunicação da Arquidiocese de Belém.

CEIA DO SENHOR (LAVA-PÉS)

Presidida na Quinta-feira Santa (09), não haverá a cerimônia do lava-pés, nem procissão, e o Santíssimo Sacramento fica guardado no Sacrário.

SEXTA-FEIRA SANTA

O beijo da Cruz será substituído por adoração solene, na sexta-feira (10), como previsto no Missal Romano e todas as procissões (Nosso Senhor dos Passos, Nossa Senhora das Dores e do Senhor Morto) ficam canceladas em todas as Paróquias da Arquidiocese de Belém.

SERMÃO DO ENCONTRO e SERMÃO DO DESCENDIMENTO DA CRUZ

Não haverá.

SERMÃO DAS SETE PALAVRAS

Nas três horas da agonia, será realizado como de costume na Capela do Colégio Santo Antônio, apenas com a presença do Coral e do Pregador, este ano com o Cônego Vladian Silva Alves. Os fiéis podem acompanhar devotamente em suas casas, pela transmissão dos meios de comunicação da Arquidiocese de Belém.

VIGÍLIA PASCAL

Realizada no sábado (11), será celebrada de forma reservada na Catedral, nas sedes das Paróquias, nas Áreas Missionárias e no Carmelo Santa Teresinha. Para o início da Vigília, não terá acendimento do fogo, acende-se o círio e, omitindo a procissão, segue-se o precônio pascal. Na Liturgia da Palavra, será reduzido o número de leituras para o que é previsto como essencial. Para a Liturgia batismal, haverá apenas a renovação das promessas batismais.

DOMINGO DE PÁSCOA

Haverá missa às 09h, na Catedral Metropolitana - Presidida pelo Cônego Roberto Emílio Cavalli Junior e às 12h na Capela da Residência Episcopal presidida pelos Bispos. Às duas serão transmitidas pelos meios de comunicação da Arquidiocese de Belém. Cada paróquia terá programação e transmissão própria.

TRANSMISSÃO

Toda programação, será se a participação pública. As celebrações presididas por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém e Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar, serão transmitidas pelos meios de comunicação da Arquidiocese, bem como as Mídias Sociais da Arquidiocese. As demais paróquias transmitem suas programações por suas próprias mídias.

- Rádio 91,3 FM

- TV Nazaré canal 30.1

- Portal www.fundacaonazare.com.br

- Facebook https://www.facebook.com/pg/ArquidiocesedeBelemdoPara

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias