plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
PREVENÇÃO

Aeroportos transmitem mensagem de alerta da Anvisa sobre o coronavírus

Os aeroportos brasileiros começaram a divulgar ontem um alerta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre o coronavírus. Na mensagem de áudio, a Anvisa orienta os passageiros que chegaram da China e estão com sintomas como febre e tosse a

Imagem ilustrativa da notícia Aeroportos transmitem mensagem de alerta da Anvisa sobre o coronavírus camera Divulgação/Infraero

Os aeroportos brasileiros começaram a divulgar ontem um alerta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre o coronavírus. Na mensagem de áudio, a Anvisa orienta os passageiros que chegaram da China e estão com sintomas como febre e tosse a procurar uma unidade de saúde. Também são dadas orientações para evitar a transmissão de doenças. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) confirmou que todos os aeroportos administrados por ela veicularão a mensagem.

Segundo a Anvisa, os aeroportos concedidos à iniciativa privada também devem veicular o alerta. A agência se reuniu especificamente com representantes do aeroporto de Guarulhos, por tratar-se de um local com fluxo intenso de voos internacionais, para informar os profissionais de empresas aéreas e de outros setores do aeroporto sobre a atual situação do coronavírus e a definição do governo brasileiro, alinhada às orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do que pode ser considerado um caso suspeito. Além disso, a agência abordou a intensificação nos procedimentos de limpeza e desinfecção dos terminais.

Não há registros de que a doença tenha chegado ao Brasil. A fonte do vírus ainda é desconhecida, sendo possivelmente de uma reserva animal, e a extensão da transmissão entre humanos ainda não é clara.

Cuidados

“A Anvisa informa: se você tiver febre, tosse ou dificuldade para respirar dentro de um período de 14 dias após a viagem para a China, você deve procurar uma unidade de saúde mais próxima e informar a respeito da viagem. Se você tiver febre, tosse ou dificuldade para respirar tome medidas simples, que podem evitar a transmissão de doenças: lave as mãos frequentemente com água e sabão. Se não tiver água e sabão, use álcool em gel. Cubra o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar. Descarte o lenço no lixo e lave as mãos. Evite aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados. Não compartilhe objetos de uso pessoal como talheres, pratos, copos ou garrafas. Procure o serviço de saúde mais próximo”, diz o alerta.

26 vítimas

Foi o número de pessoas que o coronavírus já matou na China. A doença também já chegou a outros países, como Japão, Tailândia e Coreia do Sul.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias