plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
TRANSTORNOS

Bairro do Tapanã sofre com o abandono da Prefeitura de Belém

Um dos bairros mais populosos de Belém, o Tapanã sofre com a falta de cuidado por parte do poder público. O descaso de anos fez com que diversas ruas estejam até hoje sem saneamento básico, pavimentação asfáltica e coleta de lixo regular, afetando diretam

Imagem ilustrativa da notícia Bairro do Tapanã sofre com o abandono da Prefeitura de Belém camera Pedestres, ciclistas e condutores de veículos enfrentam muitas dificuldades para trafegar pelo Tapanã. Além dos buracos, o lixo é outro grande problema no bairro. | Fernando Araújo/Diário do Pará

Um dos bairros mais populosos de Belém, o Tapanã sofre com a falta de cuidado por parte do poder público. O descaso de anos fez com que diversas ruas estejam até hoje sem saneamento básico, pavimentação asfáltica e coleta de lixo regular, afetando diretamente a qualidade de vida dos moradores que já perderam a perspectiva de melhora a curto e médio prazo.

Um dos pontos mais críticos do bairro, a rua presidente Castelo Branco está com diversos buracos que se misturam com o mato alto e a enorme montanha de lixo gerada pela falta de coleta regular. Como a passagem pela rua é bastante complicada, os moradores afirmam que o caminhão de coleta do lixo não consegue chegar até o fim da via, o que força os moradores a percorrer uma boa distância na esperança de que o lixo doméstico possa ser levado dali. “Faz anos que não passam aqui para melhorar nossa rua”, denunciou o morador Ivanildo Teixeira da Silva, 56. “Aqui quando chove alaga tudo e só não está pior porque nós mesmos nos mobilizamos para tirar o mato e colocar algum aterro na pista. Tiramos dinheiro do bolso”, completou.

Situação semelhante é encontrada ao longo da rua Haroldo Veloso, que por ser uma via com bastante movimento, motoristas precisam tomar cuidado e mostrar bastante habilidade no volante para desviar dos buracos que são muitos.

O casal Valentina Lopes e Osvaldino Lopes, ambos de 77 anos, moram no bairro há 40 anos. Eles confirmam que passar pelas ruas do Tapanã requer muita atenção e paciência, tanto de moradores quanto de motoristas. “No mês de abril fizeram apenas uma ‘raspagem’, mas de lá para cá nunca mais voltaram. Está demais feio mesmo”, comenta dona Valentina.

Bairro do Tapanã sofre com o abandono da Prefeitura de Belém
📷 |Fernando Araújo/Diário do Pará

Seu Osvaldino informa que a visita de autoridades na área é apenas em época de interesse das autoridades. “Moro aqui há 40 anos e nunca vi um asfalto. Eles ficam apenas na promessa e só aparecem aqui em época de eleição, mas fazer alguma coisa até agora nada.”, afirmou.

Já na rua Presidente Dutra, o marítimo Nilton Fonseca, 48, afirma que já havia sido informado que tinha dinheiro em caixa para asfaltar esta e outras ruas do bairro, mas ficava sem entender porque o trabalho não tinha sido iniciado. “O prefeito (Zenaldo Coutinho) tinha recebido uma verba da Caixa Econômica Federal para asfaltar várias ruas, mas até agora não fez nada. Parece que só lembram de nós em época de eleição e depois disso ficam levando nossa situação com a barriga. Não temos saneamento, não temos asfalto, não temos nada”, criticou.

Nota da prefeitura

Os reparos na rua Haroldo Veloso já estão na programação das ações tapa-buracos.

As ruas Presidente Dutra e Presidente Castelo Branco serão vistoriadas.

Sobre o lixo, a Secretaria de Saneamento diz que a empresa responsável já foi notificada e o serviço será realizado.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias