plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
INCOMODADO

Bolsonaro diz que ninguém tem que 'perturbar' seu governo por questões ambientais

Um dia depois de dizer que desmatamento é cultural no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (21) que ninguém pode perturbar seu governo por questões ambientais. Ele sugeriu ainda a jornalistas que mudassem o tema das perguntas e q

Imagem ilustrativa da notícia Bolsonaro diz que ninguém tem que 'perturbar' seu governo por questões ambientais camera Ele sugeriu ainda a jornalistas que mudassem o tema das perguntas e que se o agronegócio não puder ser desenvolvido, a imprensa terá de comer capim. | Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um dia depois de dizer que desmatamento é cultural no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (21) que ninguém pode perturbar seu governo por questões ambientais. Ele sugeriu ainda a jornalistas que mudassem o tema das perguntas e que se o agronegócio não puder ser desenvolvido, a imprensa terá de comer capim.

"Como o Brasil está na questão ambiental no momento? 61% está tudo preservado. Qual país do mundo tem isso? Nenhum. Então ninguém fica perturbando a gente na questão ambiental", afirmou ao sair do Palácio da Alvorada.

O presidente foi questionado sobre a intenção anunciada na quarta (20) do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, de cobrar dos países desenvolvidos mais aportes para a aplicação no desenvolvimento da região da Amazônia durante a Conferência das Nações Unidos sobre Mudanças Climáticas, a COP 25.

Em resposta, disse não ter falado sobre o tema com Salles ainda.

Durante reunião com governadores da região amazônica, o ministro tratou da estratégia do governo na próxima COP 25, que será realizado em Madri, na Espanha, entre 2 e 13 de dezembro.

Questionado se não via um problema em o ministro ir para o encontro, que teve uma edição prevista para o Brasil cancelada, Bolsonaro negou.

"Não tenho problema nenhum com ministro. Mais alguma pergunta de outra área ai? Meio Ambiente acabou", disse.

O presidente voltou a criticar países europeus, que cobram dele uma postura mais rigorosa com meio ambiente.

"Qual é a mata ciliar nos rios da região Europeia? Um palmo? Vejam isso. O mundo está cedendo por alimentos. Nós só temos a máquina da nossa economia é o agronegócio. Querem enterrar o agronegócio? Querem que eu cumpra o que alguns líderes queriam na primeira reunião lá fora comigo: passar de 14% para 20% a reserva indígena? Querem acabar com o Brasil? Acaba, vocês vão comer capim. Vocês da imprensa. Vocês da imprensa vão comer capim porque não vai ter mais alimento no campo", disse.

Deputado do PSL quebra peça de exposição sobre Consciência Negra na Câmara

Planalto ignora Consciência Negra e Bolsonaro se nega a comentar destruição de placa

Polícia trabalha com tese de envolvimento de Carlos Bolsonaro na morte de Marielle

No período de agosto de 2018 e julho de 2019, o Brasil bateu o recorde nesta década de destruição na floresta amazônica. Segundo o sistema de monitoramento Prodes (Programa de Cálculo do Desflorestamento da Amazônia), foram desmatados 9.762 km², um aumento de 29,5% em comparação com o ano anterior.

Apesar de o presidente Bolsonaro tratar como cultural a questão do desmatamento, o Salles disse na quarta que o governo espera reduzir a destruição ilegal do bioma já em 2020. Ele, contudo, não apresentou nenhuma meta.

"O nosso objetivo de redução tem como base a evolução histórica", declarou Salles, após uma reunião com os governadores da Amazônia Legal. "Mais importante do que estabelecer metas numéricas é estabelecer uma estratégia, que é o alinhamento do governo federal com os estados. Isso ficou 100% estabelecido hoje", disse

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias