plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
ATENÇÃO!

Números do câncer infantojuvenil em todo Brasil alertam para o diagnóstico precoce

No Brasil, 35 novos casos de câncer são diagnósticos por dia, entre crianças e adolescentes de 01 a 19 anos. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), haverá mais de 12.500 novos casos de câncer infantojuvenil em 2019 e, com o diagnóstico preco

Imagem ilustrativa da notícia Números do câncer infantojuvenil em todo Brasil alertam para o diagnóstico precoce

No Brasil, 35 novos casos de câncer são diagnósticos por dia, entre crianças e adolescentes de 01 a 19 anos. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), haverá mais de 12.500 novos casos de câncer infantojuvenil em 2019 e, com o diagnóstico precoce, em torno de 80% desses pacientes poderão ser tratados adequadamente com a doença ainda no início. Diante dessa realidade a Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC, juntamente com as 50 instituições e casas de apoio filia das espalhadas pelo Brasil promovem neste mês de novembro ações de alerta e conscientização ao diagnóstico precoce em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil – comemorado em 23 de novembro.

O Dia de Combate ao Câncer Infantojuvenil entrou no calendário nacional por meio da Lei de Nº 11.650, de 4 de abril de 2008 e continua a atuar, intensamente, na orientação e divulgação de informações em torno da doença que atinge milhares de jovens anualmente. Entre os principais objetivos da data estão o estímulo de ações educativas e preventivas relacionadas ao câncer infantojuvenil; promoção de debates e eventos sobre políticas públicas de atenção integral às crianças e adolescentes com câncer; apoio às atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol dos pacientes; divulgação sobre avanços técnico-científicos relacionados à doença e principalmente apoio às crianças, adolescentes e seus familiares.

Para o presidente da CONIACC, Rilder Campos, a data chega para sintetizar todo o processo de trabalho e dedicação que acontece ao longo do ano. “Celebramos a data colocando em vista a divulgação dos sinais e sintomas da doença para que a sociedade desenvolva uma cultura de entendimento de que o câncer infantojuvenil existe e que pode ser curado se o diagnóstico for feito precocemente. Todas as instituições e casas de apoio estarão mobilizadas em divulgar e promover mais um grande Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil”, explica.

A CONIACC, por meio das afiliadas no país, faz o alerta durante todo o ano sobre um dos principais fatores que pode transformar essa realidade e reduzir esse número que é o diagnóstico precoce. Os adultos devem atentar para o possível aparecimento de qualquer um dos sinais ou sintomas em crianças e adolescentes. O diagnóstico precoce em conjunto com o tratamento adequado é fundamental e pode salvar milhares de vidas.

Alguns sinais e sintomas

Palidez progressiva;

Sangramentos ou manchas roxas sem relação com traumas;

Febre prolongada sem causa definida;

Vômitos e dores de cabeça persistentes, principalmente pela manhã;

Alteração da marcha ou da visão ou diminuição da força em pernas ou braços;

Caroços em qualquer lugar do corpo;

Ínguas;

Dores no corpo que não passam e atrapalham as atividades da criança;

Brilho branco nos olhos quando a criança sai em fotografia com flash.

Treino Solidário lembra data em Belém

No próximo sábado, 23 de novembro, voluntários do projeto Sopão Feliz, que realizam ações sociais na capital paraense, farão um treino para arrecadar mantimentos para a Casa Ronald McDonald Belém, instituição que acolhe crianças e adolescentes em tratamento do câncer na capital paraense.

O evento ofereceu 300 vagas e alcançou o número antes do prazo de encerramento das inscrições, que consistiram na doação de kits de mantimentos e itens de higiene pessoal.

Com entrega de medalha, o treino terá percursos de 6 e 3 km, entre corrida e caminhada, e tem apoio da Coca-Cola. A largada será às 17h30 no Portal da Amazônia.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias