plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
TRANSPORTE

Demora e Falta de informações: BRT continua sendo alvo de reclamações

Na terça-feira (19) a Prefeitura de Belém informou que colocou em funcionamento as demais estações de integração do BRT ao longo da avenida Almirante Barroso. Porém, usuários continuam reclamando da demora na chegada dos ônibus e da falta de informações.

Imagem ilustrativa da notícia Demora e Falta de informações: BRT continua sendo alvo de reclamações camera Segundo usuários, ônibus demoram a passar. | Irene Almeida/Diário do Pará

Na terça-feira (19) a Prefeitura de Belém informou que colocou em funcionamento as demais estações de integração do BRT ao longo da avenida Almirante Barroso. Porém, usuários continuam reclamando da demora na chegada dos ônibus e da falta de informações. Apesar das novas linhas, não é difícil encontrar ônibus lotados chegando e saindo dos terminais de integração.

A dona de casa Simone Costa da Fonseca, 57 anos, seguia de Outeiro e não poupou críticas ao sistema do BRT por causa dos ônibus lotados e grande tempo de espera nas estações. “Está horrível. Os ônibus estão sempre cheios e ficou uma coisa insuportável. A gente vem do Outeiro e fiquei quase duas horas esperando por um ônibus no Maracacuera. Eu tinha uma hora marcada com um cirurgião e vou chegar atrasada por causa da desorganização dessas linhas”, desabafou.

A prefeitura anunciou em seu site que, nesta nova fase, todas as estações estariam funcionando. Porém, a reportagem identificou quatro estações ao longo da Almirante Barroso fechadas, na terça-feira. Duas em frente ao Bosque Rodrigues Alves e outras duas próximas a Tavares Bastos. Além disso, as estações ao longo dessa via encontravam-se pichadas e os usuários reclamavam da falta de limpeza.

A situação fica ainda mais grave na área da avenida Augusto Montenegro, próximo da estação Eduardo Angelim. A falta de calçada e faixas de pedestre forçam os usuários a se arriscarem na travessia para acessar o local de embarque nos ônibus do BRT, além de ciclistas dividirem a pista com veículos para conseguir escapar dos buracos na via.

A dona de casa Lindalva Santos, 52, disse sentir falta de agentes da prefeitura na orientação tanto do trânsito quanto para o uso dos novos ônibus, reclamando ainda da falta de ônibus em quantidade satisfatória para chegar de forma rápida até o centro da cidade.

Lindalva Santos
📷 Lindalva Santos |Irene Almeida/Diário do Pará

LOTAÇÃO

“Agora que não tem o ‘Icoaraci expresso’ fica difícil pra quem mora longe porque precisa trocar de ônibus e eles estão sempre lotados. Uso ônibus quase todos os dias e pra mim precisa de mais gente pra orientar. Eu mesma ainda não entendi direito como funciona a cobrança da passagem, por exemplo. Se tivesse gente ajudando, não passaria por isso”, comenta.

Opinião semelhante tem Talita Soane, 26, que foi pega de surpresa com o funcionamento das estações do BRT. Ela que vinha de Outeiro, teve que trocar de ônibus no Maracacuera para seguir para o terminal de integração do Tapanã. “Se não fosse um vizinho me avisar eu ficaria esperando na parada até agora. A ideia é até boa, mas precisa de orientação. Por enquanto ainda fico um pouco perdida, sem saber onde pegar os ônibus”.

Talita Soane
📷 Talita Soane |Irene Almeida/Diário do Pará

Resposta

A Prefeitura de Belém afirma que o projeto do BRT Augusto Montenegro contempla pista expressa, estações e terminais do Entroncamento até Icoaraci. E que os serviços de urbanização não são objeto do contrato da obra. No primeiro trecho entregue (Entroncamento/Mangueirão), a urbanização foi realizada para dar viabilidade ao sistema.

E diz que a Prefeitura aguarda a liberação de recursos captados junto ao Governo Federal para dar continuidade a essa urbanização até Icoaraci, com serviços como drenagem, calçadas e ciclovia. Enquanto isso, foram providenciados trechos provisórios de calçadas e ciclofaixa.

A Prefeitura de Belém informa que o funcionamento do terminal Maracacuera está sendo amplamente divulgado através dos meios de comunicação e ações dos agentes educadores da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana. Quanto ao acesso aos terminais e estações do BRT, diz que ele pode ser efetuado utilizando o Vale Digital, Passe Fácil Estudantil, Passe Fácil Sênior ou o Passe Especial.

Já quem não possui nenhum desses cartões precisa obter o Cartão Expresso, que pode ser adquirido e alimentado em qualquer terminal ou estação do sistema BRT.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias