plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
LEGISLATIVO

Senador pede investimentos para o Museu Emílio Goeldi e Inpa

Duas das mais antigas e respeitadas instituições de pesquisa da Amazônia pedem socorro. O Museu Paraense Emílio Goeldi e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) vêm sofrendo constantes cortes e contingenciamento de orçamento por parte do gove

Imagem ilustrativa da notícia Senador pede investimentos para o Museu Emílio Goeldi e Inpa camera Senador Jader destaca a importância do Goeldi e do Inpa. | Daniel Costa/Arquivo

Duas das mais antigas e respeitadas instituições de pesquisa da Amazônia pedem socorro. O Museu Paraense Emílio Goeldi e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) vêm sofrendo constantes cortes e contingenciamento de orçamento por parte do governo federal. Não há renovação no quadro de especialistas, uma vez que mais de 50% dos pesquisadores das duas instituições estão prestes a se aposentar ou já concretizaram a aposentadoria. Bolsas de pós-graduação foram suspensas. A situação é alarmante, como alertou a coluna RD do Diário, no último dia 19.

Preocupado com o desmonte das duas principais instituições voltadas para o estudo científico e pesquisas sobre a Amazônia e sua biodiversidade, o senador Jader Barbalho (MDB) fez um apelo ao presidente da República Jair Messias Bolsonaro e ao ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes para que mantenham investimentos nas duas instituições.

“Pela importância que o Museu Emílio Goeldi e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) representam para as pesquisas do bioma amazônico, solicitei ao governo federal, por meio do presidente da República e do ministro da Ciência e Tecnologia, pasta a qual as duas instituições estão vinculadas, que autorizem a abertura de vagas para repor a enorme quantidade de pessoal qualificado que se aposentou”, informou Jader.

BOLSAS

O parlamentar também solicitou que fossem retomadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) as bolsas de pós-graduação e apoio ao desenvolvimento científico na região amazônica.

“Enfrentamos um momento crucial para a nossa região e o risco de fechamento desses dois importantes institutos de estudos e pesquisas representa uma ameaça real à proteção da floresta. É fundamental que a presença do Estado brasileiro na Amazônia Legal venha contribuir para melhorar a capacidade de produção e comunicação do conhecimento, formação de pessoal especializado e de colaboração junto a gestores, setores produtivos e comunidades”, ressaltou Jader.

“Quando o governo volta seus olhos para o aprimoramento do conhecimento, mira em um futuro bem-sucedido, de descobertas fantásticas para o bem-estar social, aspecto que os países com os melhores índices de desenvolvimento do mundo vêm buscar na nossa rica Floresta Amazônica”, lembrou o senador no documento encaminhado ao presidente Bolsonaro e ao ministro Marcos Pontes, onde pediu socorro, em nome de toda comunidade científica do Pará e da Amazônia, para as duas importantes instituições.

GOELDI E INPA

lDesde a sua fundação, em 1866, em Belém, o Museu Paraense Emílio Goeldi concentra suas atividades no estudo científico dos sistemas naturais e socioculturais da Amazônia, bem como na divulgação de conhecimentos e acervos relacionados à região. Sua missão é realizar pesquisas, promover a inovação científica, formar recursos humanos, conservar acervos e comunicar conhecimentos nas áreas de ciências naturais e humanas relacionados à Amazônia.

lJá o Inpa, criado em 1952 com a missão de gerar e disseminar conhecimentos e tecnologias e capacitar recursos humanos para o desenvolvimento da Amazônia, tem a finalidade de realizar estudo científico do meio físico e das condições de vida da região Amazônica, tendo em vista o bem-estar humano e o clamor da cultura, economia e da segurança nacional.

Reconhecido pela relevância de suas pesquisas sobre a Amazônia, o Inpa é uma das principais instituições de estudo da biodiversidade amazônica, que tem grande importância para as indústrias de todas as áreas, principalmente para a da saúde.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias