plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
DINHEIRINHO

Conselho do Ministério Público decide manter inquérito do caso Izabela Jatene

O Conselho Superior do Ministério Público do Estado do Pará (MP-PA) decidiu pelo não arquivamento do inquérito civil nº 000253-151/2014, que apura o envolvimento de Izabela Jatene, filha do ex-governador do Estado do Pará, Simão Jatene (PSDB), e do ex-sec

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Conselho do Ministério Público decide manter inquérito do caso Izabela Jatene camera Izabela foi flagrada em uma conversa telefônica com Noronha em que ela pede a ele que repasse a lista das 300 maiores empresas do Estado para “começar a buscar esse dinheirinho deles” | Márcio Ferreira/Arquivo/Ag. Pará

O Conselho Superior do Ministério Público do Estado do Pará (MP-PA) decidiu pelo não arquivamento do inquérito civil nº 000253-151/2014, que apura o envolvimento de Izabela Jatene, filha do ex-governador do Estado do Pará, Simão Jatene (PSDB), e do ex-secretário de Estado da Fazenda, Nilo Noronha, em um esquema de tráfico de influências, conhecido como “caso dinheirinho”, descoberto em 2014.

Eles serão intimados a prestar depoimento sobre os fatos e poderão ter o sigilo bancário quebrado, caso se neguem a apresentar à promotoria suas movimentações bancárias e declarações de imposto de renda referentes ao período de 2011-2014.

O Ministério Público pediu ainda que “seja remetida cópia dos áudios interceptados acostados à fl. 675, Volume II dos autos, ao IPC Renato Chaves de modo que seja realizada a degravação ipsis literis do diálogo entre os investigados”. Izabela comandava o ProPaz, rebatizado este ano como ParaPaz, quando foi flagrada, em 2011, poucos meses após Jatene iniciar seu segundo mandato à frente do Executivo estadual, em uma conversa telefônica com Noronha. Em um tom de informalidade, ela pede a ele que repasse a lista das 300 maiores empresas do Estado para “começar a buscar esse dinheirinho deles”. A gravação só apareceu em 2014 por conta de uma operação realizada pela Polícia Federal.

Conselho do Ministério Público decide manter inquérito do caso Izabela Jatene
📷 |Divulgação

DENÚNCIA

Em 2016, a filha de Jatene foi elevada a secretária extraordinária de Integração de Políticas Sociais. Já em 2017, o pai a reposicionou na Secretaria Extraordinária de Estado de Municípios Sustentáveis. De lá para cá, Izabela tentou anular a denúncia e o processo, lhe sobrando apenas a tentativa de homologação do arquivamento, agora também negado.

Em nota, o deputado federal Edmilson Rodrigues (Psol-PA) parabenizou a decisão do MP-PA, e lembrou que o processo foi instaurado a partir de requerimento de autoria dele, ainda deputado estadual, com o objetivo de apurar o áudio telefônico. “A denúncia, que foi noticiada pela imprensa, na época, é extremamente grave e necessita que seja investigada a fundo, de forma rigorosa e imparcial”, declarou.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias