plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
SANEAMENTO

Moradores da Avenida Celso Malcher reclamam do abandono

Faça chuva ou faça sol, os moradores da avenida Celso Malcher, entre as passagens Vera Cruz e Nossa Senhora das Graças, no bairro da Terra Firme, convivem com os mesmos problemas: buracos e alagamentos constantes, que impedem a ida e vinda dos moradores.

Imagem ilustrativa da notícia Moradores da Avenida Celso Malcher reclamam do abandono camera No trecho da avenida, só sobraram as crateras e a lama que dificulta a passagem de veículos | Ney Marcondes

Faça chuva ou faça sol, os moradores da avenida Celso Malcher, entre as passagens Vera Cruz e Nossa Senhora das Graças, no bairro da Terra Firme, convivem com os mesmos problemas: buracos e alagamentos constantes, que impedem a ida e vinda dos moradores. A situação piorou tanto nos últimos meses que nem táxis, motoristas de aplicativos e até mesmo ambulâncias se arriscam a passar pelo local.

A estudante Maitê Conceição conta que independente de chuvas, o local permanece frequentemente alagado. “Na verdade, quando chove piora um pouco mais, porque a água entra para dentro das casas. Mas independente disso, estamos sempre vivendo no alagamento. Não adianta subir o piso da casa porque a água continua entrando do mesmo jeito”, diz.

Ela, que mora apenas com a mãe, conta que já perdeu inúmeros móveis e eletrodomésticos por conta da chuva. “Já perdemos sofá, armários e muitas outras coisas, mas o pior foi o dia em que passei mal com uma crise de pânico e a ambulância não pôde entrar aqui para vir me socorrer”, lembra.

O estoquista Reginaldo Borges, que também mora no mesmo trecho, acredita que não há como melhorar a situação dos moradores sem que o canal próximo, chamado de Canal Vera Cruz, seja drenado. “Quando ocorre algum tipo de limpeza, é apenas tirado o mato e nada mais, o lixo e todo o resto permanece lá, então não tem como a água escorrer, o resultado é o alagamento que vemos todos os dias aqui nessa rua”, reclama.

ABANDONO

O morador conta que vários vizinhos já precisaram levantar as calçadas para evitar que a água invadisse as casas, mas a medida não tem adiantado. “Infelizmente estamos vivendo no total abandono apesar de pagarmos nossos impostos. A prefeitura sempre diz que quando terminar a obra do Tucunduba, vai melhorar a nossa situação aqui, mas isso nunca aconteceu e nem vai acontecer enquanto algo não for feito no Canal Vera Cruz”, afirma.

A dona de casa Benedita Bentes diz que os próprios moradores têm tentado amenizar o problema aterrando os buracos e limpando os bueiros, mas sem sucesso. Ainda assim, quem mora na avenida precisa conviver com o mau cheiro da água parada. “É difícil entrar na nossa própria casa, com tanta água aqui na porta. Nem os estudantes da escola conseguem ir para a aula”, reclama.

As dificuldades de acesso são tantas que a dona de casa Zenilda Araújo precisou improvisar ajuda para a mãe, de 94 anos, que quebrou o fêmur dentro de casa, com o auxílio dos vizinhos. “Como não tinha como a ambulância entrar, tivemos que colocar ela dentro de uma rede e carregar até o local onde a ambulância conseguiu chegar. É uma situação desesperadora”, diz.

PREFEITURA

Por meio de nota, a Prefeitura de Belém, através da Secretaria de Saneamento (Sesan), informou que realiza ações de limpeza nas ruas do bairro da Terra Firme, no entanto, a Celso Malcher recebe influência do canal do Tucunduba, onde estão sendo executadas obras de macrodrenagem sob a responsabilidade do Governo do Estado. “A Prefeitura esclarece que os problemas de alagamento no local só serão resolvidos definitivamente com os avanços das obras de macrodrenagem”, informou.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias