plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SAÚDE

Hospital promove jogos para pacientes

Na quinta-feira, 18 de julho, pacientes adultos e infantis do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, tiveram uma programação especial: os Jogos de Verão. Eles puderam sair das enfermarias e circular na área externa, além de

Imagem ilustrativa da notícia Hospital promove jogos para pacientes camera Internados no Metropolitano puderam fazer atividades externas, como os jogos de tabuleiro. | Divulgação

Na quinta-feira, 18 de julho, pacientes adultos e infantis do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, tiveram uma programação especial: os Jogos de Verão. Eles puderam sair das enfermarias e circular na área externa, além de praticar jogos de tabuleiro e de baixo impacto. O projeto é oferecido duas vezes por ano com o intuito de reduzir sintomas emocionais, promovendo interação e lazer para acelerar o processo de cura.

A internação abrupta, comum após acidentes graves, modifica a rotina das vítimas, tornando os hospitais ambientes pouco acolhedores. Dessa forma o trabalho da equipe psicossocial buscou combater essa situação, inclusive para que haja adesão aos tratamentos e condutas prescritas. Nesses casos, o fortalecimento do vínculo entre usuário, acompanhante e equipe multiprofissional é fundamental.

A equipe multiprofissional da Unidade auxiliou na locomoção dos atendidos, em maioria com traumatismos. A atividade, relativamente simples, teve um grande significado para pessoas como Antônio Carlos dos Santos, que há dois meses não sentia a brisa da manhã, desde que se envolveu em um acidente com motocicleta. “Quando vi o céu, passou tanta coisa na cabeça, pensei na minha vida, no acidente, na saudade de casa”, contou, emocionado.

Para Natália Failache, coordenadora de Humanização do HMUE, a ação também buscou resgatar essas experiências de vida que os pacientes tinham antes de vir para o hospital. “O objetivo é fazer com que eles interajam com outros pacientes e acompanhantes, saindo do ambiente de enfermaria para tomar um pouco de sol, vento, ter contato com jogos lúdicos. Isso faz parte do tratamento aqui. O impacto positivo é o retorno para a enfermaria com satisfação e corresponsabilidade pela sua recuperação”, explicou. A atividade contou com a participação de assistentes sociais, psicólogas, terapeutas ocupacionais, residentes e voluntários.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias