plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
DICA ANIMAL

Saiba como identificar sete doenças mortais em seu gato

Animais de estimação nem sempre estão com boa saúde e doenças podem passar despercebidas pelos donos.

Imagem ilustrativa da notícia Saiba como identificar sete doenças mortais em seu gato camera Shutterstock

Têm muitas doenças de gatos que são muito perigosas e que podem até serem mortais para seus amiguinhos peludos. Confira abaixo quais são essas doenças e como proteger seu gato:

1- Doença nos rins

Essa é uma das principais causas de mortes em gatos. Apesar de ser vista em todos os tipos de raças e idades, ataca gatos com 7 anos de idade e raças com pelos mais compridos com maior frequência. Os sintomas dessa doenças incluem pelo seco, perda de peso, frequência de urina maior, sede maior, produção intensa de saliva, mau hálito, entre outros.

2- Vírus da imunodeficiência felina

Perda de peso, pelo seco, doenças de pele e diarreia são sintomas comum da FIV em gatos. Esta doença pode ser transmitida por mordias, então mantenha seus gatos dentro de casa, por segurança, e consulte seu veterinário anualmente para check-ups e vacinas.

3- Diabetes

Tanto as diabetes tipo 1 e tipo 2 são comuns em gatos que tem uma dieta repleta de carboidratos. O tipo 1 ocorre pela falta de insulina e o tipo 2 ocorre pela resistência à insulina. Os sintomas mais comuns desta doença são frequência urinária maior e sede extrema, além de perda de peso, vômitos, entre outros.

8 produtos para gato que todo dono deve ter - DeUmZoom

4- Leucemia

Este é o câncer das células brancas que é transmitida pelo vírus encontrado em salivas e urinas de gatos. Pode ser passado para outros gatos pelo compartilhamento de pratos de comida ou água e por meio de brigas. Os sintomas são diarreia, doenças de pele, infecção na bexiga, infertilidade, entre outros.

5- Raiva

Raiva é uma infecção viral que pode ser transmitida de gatos infectados pela mordida ou saliva. Essa é uma doença fatal que ataca o cérebro, os nervos e a medula espinhal do seu gato. Raiva também pode ser transmitida para humanos, por isso, seu gato deve ser vacinado contra isso. Sintomas da raiva incluem febre, perda de peso, hiperatividade, agressividade, espasmos musculares, produção excessiva de saliva, entre outros.

7 atitudes de um dono responsável de gato – Clínica Veterinária Vida Animal  24h – Betim

6- Dirofilariose

É uma doença que afeta o coração e os pulmões e pode ser fatal. É transmitida por meio de mosquitos e os sintomas comuns são tosses, vômitos, perda de peso, convulsões, entre outros.

7- Hipertireoidismo

Ocorre pela produção excessiva de hormônios da tireoide, aumentando o metabolismo e colocando o rim, o coração e o fígado do seu gato sob estresse. Deve ser tratada corretamente, caso contrário, pode ser fatal. Os sintomas incluem vômitos, diarreia, frequência urinária e sede aumentadas, pelo seco, mudanças no apetite, problemas no coração, entre outros.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Papo de Pet

Leia mais notícias de Papo de Pet. Clique aqui!

Últimas Notícias