plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ZZZZ...

Seu gato dorme muito? Entenda a razão de tanto sono

Você já pode ter reparado antes, mas a chuvinha desses primeiros dias de outono podem ter acentuado sua dúvida. Afinal, por que gatos não têm problemas de sono e dormem profundamente, a hora que bem entendem? Tem a ver com clima, sazonalidade ou o felino

Imagem ilustrativa da notícia Seu gato dorme muito? Entenda a razão de tanto sono camera Shutterctok

Você já pode ter reparado antes, mas a chuvinha desses primeiros dias de outono podem ter acentuado sua dúvida. Afinal, por que gatos não têm problemas de sono e dormem profundamente, a hora que bem entendem? Tem a ver com clima, sazonalidade ou o felino tem essa necessidade de dormir mais do que outros animais?


Centenas de gatos que virariam alimento são flagrados em gaiolas. Veja

Você tem um gato? Saiba o que significa a cor de cada animal

Para explicar a soneira do seu gatinho não precisa ir muito longe, não. Você já deve ter visto documentários sobre a vida selvagem dos felinos e a dura vida de como obter alimento – independente se estamos falando de um tigre, um leão ou uma jaguatirica.

Solitários ou em grupo, felinos passam dias sem se alimentar até conseguir finalmente uma presa, essa imediatamente devorada por todos, seguindo algumas regras de hierarquia. E depois de comerem, o que os animais faziam? Dormiam.

Relaxe com fotos de gatos dormindo nas mais diversas posições - 14/03/2020  - F5 - Fotografia - Folha de S.Paulo

Sim, felinos dormem - e muito!!! - depois de uma refeição. Por serem animais carnívoros, uma digestão considerada mais “pesada”, felinos descansam depois do alimento. Na vida natural, não é todo dia que se consegue comida, caça que se obtém com o gasto de muita energia. E quando finalmente o animal põe a pata na presa, ele se alimenta não apenas para saciar a fome, mas já garante energia para os próximos dias, pois talvez nada seja encontrado para comer no período.

Os felinos estão no que chamamos de topo da cadeia alimentar. Ou seja, abaixo deles, há muitas presas para serem caçadas; acima deles, ninguém para devorá-los.

Sendo assim, podem esses animais se darem ao luxo de dormir, e bem dormido, depois do almoço ou do gasto extra de energia, pois não há perigo oferecido por predadores.

gatinho dormindo no sueter | Cute animals, Kittens, Animals

Embora seu gatinho esteja há séculos de distância do que foram seus antepassados selvagens, isso, em termos de evolução, é muito pouco para se perder os instintos primordiais da manutenção da vida. Por isso, felinos ainda dormem muito depois de uma refeição – que por sinal se quer precisa ser caçada. Isso, aliado a mais absoluta ausência de predadores, permite ao seu mascote se refestelar em muitas horas de sono sem sem importunado.

Isso, porém, abre as portas para um novo vilão do bem-estar felino. Essa falta de atividade física voltada para a caça e horas e horas de sono repousante contribuem enormemente para o sobrepeso de seu bichinho, que pode não ter predador para se preocupar, mas acaba sucumbindo por doenças relacionadas à obesidade.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Papo de Pet

Leia mais notícias de Papo de Pet. Clique aqui!

Últimas Notícias