TudoAquiTem / Tecnologia

Tecnologia

Dê adeus ao videogame caro! Google lança jogos via streaming parecida com Netflix

quarta-feira, 20/03/2019, 08:28 - Atualizado em 20/03/2019, 08:28 - Autor:


O Google deu o pontapé inicial para o que espera ser o futuro dos videogames: consoles e hardware em geral ficam em segundo plano, e os games rodam em qualquer dispositivo via streaming. A plataforma Stadia promete levar jogos para notebooks, TVs, celulares e muito mais.


O projeto do Google segue um caminho que vem sendo buscado pela indústria: em vez de jogos que rodam localmente em aparelhos caros, como os consoles mais avançados do momento, a distribuição dos games é feita pela internet, com eles rodando em um servidor externo e sendo transmitidos para o dispositivo do jogador. Microsoft, Sony, Amazon e outras empresas também trabalham com essa tecnologia.



Um serviço de streaming de jogos, ele funciona de maneira bem parecida com Netflix: usuários selecionam um game e começam a jogar quase que imediatamente, sem necessidade de download de arquivos enormes, e dependendo apenas da conexão com a internet.


Para o jogador, significa curtir jogos em qualquer lugar. Mas não são jogos simples. O Stadia conta com potência até superior ao Xbox One X, o console mais poderoso da atualidade. De acordo com o Google, a nova plataforma atinge 10,7 teraflops, enquanto o dispositivo da Microsoft atinge 6 teraflops.


Assim, a ideia do Google é oferecer os games mais avançados da atualidade em qualquer lugar, e, mais do que isso, oferecer ainda mais potência para desenvolvedores explorarem. O Google diz que, no lançamento, o Stadia é capaz de rodar jogos em 4k e 60 fps, com a promessa de atingir resolução 8K e 120 fps no futuro.


O que é preciso para rodar o Stadia?


Um dispositivo com conexão à internet - não precisa ser nada muito potente. Celulares, tablets, notebooks e TVs rodam os games independentemente da configuração - afinal de contas, todo o processamento é feito nos servidores do Google. Assim, tudo o que é preciso é uma conexão com a internet.


O problema é ter uma conexão confiável - streaming de jogos é algo mais complexo do que de filmes ou música, por exemplo, e exige muito mais da internet. Assim, se por um lado o Stadia "libera" o jogador do hardware, ele só funciona em algumas situações bem difíceis de se encontrar por aí - não é nada fácil ter uma conexão confiável o suficiente com a internet para isso.


Para acompanhar a plataforma de streaming, o Google vai lançar também um controle para o Stadia. O acessório conta com um microfoneo, botão dedicado ao Google Assistente, Wi-Fi e também um atalho para compartilhar conteúdo no YouTube.


Caso você prefira por não comprar o controle especial, o Stadia deve funcionar com modelos encontrados atualmente, como o DualShock 4 do PlayStation 4 e o controle do Xbox One.


Integração com o YouTube


Como é de se esperar, o Google vai integrar o popular serviço de vídeos YouTube, bastante usado por gamers, à sua nova plataforma de streaming. Além de facilitar o compartilhamento de conteúdo para a plataforma de vídeos, o Stadia consegue fazer outras coisas quando ligado ao YouTube.


Uma das possibilidades demonstradas pelo Google é de iniciar um jogo a partir de um vídeo do YouTube. Um usuário, ao assistir ao trailer de "Assassin's Creed Odyssey", por exemplo, vai encontrar um botão para começar a jogar - em segundos, ele vai se encontrar no mundo do game da Ubisoft.


Com um recurso chamado Crowd Play, jogadores vão poder participar de partidas junto com criadores de conteúdo - um botão na tela indica que o youtuber em questão quer auxílio dos espectadores. E um chamado State Share permite compartilhar.


O Stadia vai começar a funcionar ainda em 2019.


(Com informações de Olhar Digital)

Conteúdo Relacionado


4 Comentário(s)

Exibir mais comentários

MAISACESSADAS