Pará

Conheça os alimentos que além de saborosos, deixam o corpo mais saudável

quinta-feira, 25/04/2019, 11:17 - Atualizado em 25/04/2019, 12:58 - Autor:


É possível levar uma vida saudável de forma fácil e deliciosa? A nutricionista Daniella Farias garante que sim. Mas para isso, ela explica que é importante entender que a alimentação saudável deve ser balanceada e pensada na realidade de cada indivíduo.


“É preciso entender e conhecer o paciente, para saber quais são os horários de alimentação dele, o horário que ele dorme e acorda, como é o ritmo de vida, quais são as refeições que ele faz em casa ou não. É preciso ter alimentos saudáveis pensados na qualidade e também na quantidade que é oferecida, que precisa ser calculada, para que consiga fornecer todos os nutrientes necessários para as condições fisiológicas desse indivíduo”, explica Daniella.


Por que uma alimentação saudável e balanceada é importante?


Segundo a especialista, hoje a alimentação é vista como causa e efeito de várias patologias, principalmente das doenças crônicas não transmissíveis, como câncer, diabetes e hipertensão.



“É fundamental que toda a população compreenda a importância de uma alimentação pensada de acordo com a realidade de cada indivíduo, com opções de alimentos que sejam naturais, evitando os industrializados e ricos em agrotóxicos, sódio, corantes ou conservantes. A alimentação balanceada é aquela que vai proporcionar os nutrientes de forma satisfatória e tudo o que é preciso para manter as funções vitais, além de ajudar a prevenir doenças, principalmente as de excesso de alimentos”, destaca.




OPÇÕES DE LANCHES


A nutricionista explica que as opções de lanche devem ser pensadas de acordo com a rotina de cada pessoa e na forma de adquirir os alimentos necessários.


“Se for pensar em desjejum, que é a primeira refeição do dia, então, orientamos que tenha uma refeição bem completa para que tenha todos os nutrientes que vão garantir um dia mais proveitoso”, ressalva.


Para este momento, a especialista destaca a necessidade de opções de carboidratos, proteínas e lipídios. “Pode ser o café de sempre com leite, uma porção de fruta, uma torrada com queijo branco, pode fazer um franguinho desfiado ou uma crepioca com frango e ricota, requeijão ou alguma coisa nesse sentido. Pode também ter as opções de fibras, como aveia, granola ou castanhas”, recomenda.


Para os lanches da manhã ou da tarde, a nutricionista orienta que sejam fáceis, satisfatórios e nutritivos. “As castanhas são muito interessantes, mas é importante ressaltar que não devem ser consumidas em excesso, pode ser uma fruta como maça, banana ou pêra, ou podem ser frutas cítricas, mais diuréticas, que tem um poder de hidratar o corpo, ajudam a desintoxicar o organismo, como o abacaxi, a água de coco, o suco de limão, laranja ou tangerina”.



Para quem tem a oportunidade de fazer um lanche mais elaborado, a nutricionista recomenda optar por iogurte com granola, aveia ou linhaça; vitamina de frutas ou omelete.


“A principal opção, tanto no café da manhã, quanto nos lanches ou refeições grandes de almoço e jantar é sempre ter opções saudáveis, o mais natural possível. O ideal é o consumo de frutas, hortaliças, verduras”, destaca Daniella.


Quanto mais colorida e diversa a alimentação, melhor. Para a nutricionista, a variedade no cardápio irá fazer a diferença. A especialista recomenda o consumo de saladas com folhosos, saladas com folhosos e vegetais, como tomate, cebola e pepino ou saladas com vegetais cortados, como repolho, couve, cenoura ou maça.


“Desta forma, você vai modificando o paladar e variando os nutrientes. As frutas e hortaliças são essenciais em todas as refeições. Há infinitas opções de se alimentar de forma saudável, balanceada, nutritiva e muita saborosa”, enfatiza.


Então que tal passar na Hortifruti e começar agora mesmo? Para ficar mais fácil ser saudável, o Formosa conta com o melhor hortifrutii da região, além de uma seção inteira de alimentação saudável e light.




(DOL)

Conteúdo Relacionado


4 Comentário(s)

Exibir mais comentários

MAISACESSADAS