plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
LISTA

Hamster, lêmures e baleia negra agora estão criticamente ameaçados de extinção

Conservacionistas alertaram que o hamster europeu está criticamente ameaçado de extinção e podem desaparecer dentro de 30 anos, se não houver ações para salvá-los.Os roedores são uma espécie diferente dos que são comumente mantidos como animais de estimaç

Imagem ilustrativa da notícia Hamster, lêmures e baleia negra agora estão criticamente ameaçados de extinção camera Animais entraram para a lista de criticamente ameaçados de extinção | Reprodução

Conservacionistas alertaram que o hamster europeu está criticamente ameaçado de extinção e podem desaparecer dentro de 30 anos, se não houver ações para salvá-los.

Os roedores são uma espécie diferente dos que são comumente mantidos como animais de estimação e já foram abundantes em toda Europa e na Rússia. Porém, sofreram severos declínios populacionais, ficando um passo da extinção.

O alerta foi dado na última atualização da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), que também destacou a grave situação dos lêmures de Madagascar.

Veja mais:

Vaga-lume entra para a lista de insetos em extinção; diz Universidade

Foto de morcego gigante que parece uma pessoa adulta NÃO é fake; veja as fotos

Um terço dos lêmures, encontrados apenas na ilha de Madagascar, está correndo risco de extinção - considerado o de maior risco - e quase todas espécies estão ameaçadas.

Entre as 13 espécies que viram seu status de conservação piorar, está o lêmure-rato-de-madame, o menor primata do mundo, que agora está criticamente ameaçado. Seu habitat tem sido constantemente destruído devido à agricultura, queimadas e extração de madeira.

A atualização também mostra que mais da metade de todas as espécies de primatas no resto da África estão ameaçadas, incluindo todas as 17 espécies de macacos colobus vermelhos. A caça e o desmatamento são as principais causas.

A baleia negra também passou de ameaçada para criticamente ameaçada, na atualização da lista. Estima-se que há menos de 250 animais vivos. Além de sofrerem por causa da pesca, os mamíferos marítimos têm taxa de reprodução mais baixa e as mudanças climáticas empurra as baleias para áreas onde provavelmente são mais prejudicadas pelas atividades humanas.

A baixa taxa de reprodução também é o que está levando o hamster europeu ao desaparecimento. Mães têm dado à luz apenas cinco ou seis filhotes por ano, em comparação com mais de 20 no século passado, mostra a pesquisa.

Especialistas acreditam que a expansão de monoculturas, o desenvolvimento industrial, o aquecimento global e a poluição luminosa estejam contribuindo para a baixa taxa de reprodução dos roedores.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias